Letramento político, competência em informação e integridade da informação no Legislativo

reflexões iniciais a partir do Programa Estágio-Visita na Câmara dos Deputados em Brasília

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-0198.2025v9n1ID38148

Palavras-chave:

Programa Estágio-Visita, letramento político, competência em informação, integridade da informação, Legislativo

Resumo

Trata de reflexões sobre letramento político, Competência em Informação e integridade da informação que surgiram a partir do Estágio-Visita na Câmara dos Deputados em Brasília-BR. Buscou compreender a dialogicidade entre as temáticas a partir de pesquisa bibliográfica. O Programa, em sua essência, se configura em um espaço de debate político sobre democracia e cidadania quando se apropria dos princípios do letramento político e da Competência em Informação que, ao fornecerem as bases educativas e formativas sobre o uso crítico, ético e político da informação, proporciona transformação social ao denotar ao sujeito a importância de se considerar a integridade da informação no enfrentamento à desinformação e às fake news. Pontua-se que o acesso à informação para a sociedade é o sustentáculo da democracia. O Estado Democrático de Direito demanda um espaço público íntegro e serve como base para o debate democrático saudável e para a justiça social de todos os sujeitos. Por fim, ressalta a importância de capacitar as pessoas para identificar e analisar criticamente a informação.

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Biografia do Autor

Ana Carla Epitácio Mazzeto, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação na Universidade Federal Fluminense (UFF), sendo bolsista acadêmica pela CAPES. Concluiu o Mestrado em 2022, realizado no PPGCI-UFF. Possui Pós-Graduação (Lato Sensu) em Planejamento, Implementação e Gestão de Educação a Distância (PIGEAD-UFF), e graduação em Biblioteconomia e Documentação pela UFF.
Atualmente, exerce também a função de assistente de pesquisa no Projeto Baobá, uma parceria entre o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJS), o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT/UFRJ).

Camila Araújo dos Santos, Universidade Estadual de Londrina

Doutora (2017) e Mestra (2011) em Ciência da Informação pelo PPGCI -UNESP-Marília e Bacharel (2008) em Biblioteconomia pela UNESP-Marília. Foi bolsista FAPESP na Iniciação Científica e no Mestrado. Foi bolsista CAPES no Doutorado. Atua como Docente Colaboradora da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atuou como Docente Substituta da UNESP-Marília. Está como Coordenadora do Grupo de Trabalho de Competência em Informação (GT - CoInfo) da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB). É pesquisadora nos seguintes grupos de pesquisa: "Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Recursos, Serviços e Práxis Informacionais (NERSI)" da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), "Competência e mediação em ambientes de informação" da Universidade Federal do Ceará e "Competência em Informação e processos inter-relacionados" da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), todos credenciados no CNPq. Tem experiência na área de Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Competência em Informação, Competência Midiática, modelos e referenciais (framework) para institucionalização da Competência em Informação e Midiática, conhecimentos, habilidades e atitudes nos âmbitos informacional, educacional, midiático, organizacional, cultural e social, Informação, Cultura e Sociedade, Mediação da Informação, Disseminação da Informação, Atuação e Formação do Profissional da Informação, Avaliação e Uso crítico de fontes de informação tradicionais, digitais e midiáticas, Gestão da Informação e do Conhecimento, Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Científico e Normalização Documental. Colunista do website da área de Ciência da Informação 'Infohome - OFAJ' com o tema "Competência em Informação".

Meiriely Francine Ferreira, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduanda em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Membro do NERSI - Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Recursos, Serviços e Práxis Informacionais. Pesquisadora voluntária de Iniciação Científica, atuando no seguinte tema: Educação em informação e competência em informação: caminhos para combate à desinformação. Atuou como estagiária na Biblioteca da PRT3; atua no projeto de Extensão: "Programa de alfabetização digital, informacional, midiática e literária de adolescentes mulheres em Moçambique e Brasil" e no projeto de extensão "Assessoria (Reorganização do acervo da Biblioteca Dante Aliguieri - Escola Estadual Pandiá Calógeras). Atualmente é estagiária da Gerência de Memória Institucional da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

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Publicado

14-03-2025

Como Citar

MAZZETO, A. C. E.; SANTOS, C. A. dos .; FERREIRA, M. F. . Letramento político, competência em informação e integridade da informação no Legislativo: reflexões iniciais a partir do Programa Estágio-Visita na Câmara dos Deputados em Brasília. Revista Informação na Sociedade Contemporânea, [S. l.], v. 9, n. 1, p. e38148, 2025. DOI: 10.21680/2447-0198.2025v9n1ID38148. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/informacao/article/view/38148. Acesso em: 16 mar. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Competência em informação