ENSINAR E APRENDER COM “PROFESSORES-EDUCANDOS”: O PIBID DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UFRN EM DESTAQUE

TEACH AND LEARN WITH "TEACHERS-STUDENTS": THE PIBID OF SOCIAL SCIENCES OF UFRN IN FOCUS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1982-1662.2018v1n23ID15485

Resumo

A nossa proposta tem por objetivo discutir as experiências educacionais vivenciadas por professores da rede pública do estado do RN no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PIBID/UFRN). Essas experiências se inserem na possibilidade do ensinar e aprender constantes, baseadas no diálogo com estudantes de Ciências Sociais da UFRN, futuros professores de Sociologia. Busca-se não apenas relatar as experiências docentes, mas trazer à tona as orientações surgidas ao longo de toda aprendizagem. Para fazer valer as nossas reflexões, optamos por uma linha teórica e outra prática de metodologia. Assim, o artigo contempla uma vasta bibliografia, com ênfase no pensamento do educador Paulo Freire e faz uso de informações empíricas recolhidas por meio de pesquisas etnográficas sobre a escola, a disciplina de sociologia, diálogos com os professores-educandos, informações sobre o programa (PIBID), registros fotográficos, entre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dannyel Brunno Herculano Rezende, PPGCS - UFRN

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte / UFRN (Bacharelado - formação específica em Ciência Política e Sociologia ? e Licenciatura Plena). Pós-Graduado em Ciências Sociais pela mesma universidade (Mestrado Acadêmico pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais/PPGCS). Possui curso incompleto de Direito (UFRN) e foi membro da Base de Pesquisa Cultura, Política e Educação (UFRN). Atualmente integra o Grupo de Pesquisa Mythos-Logos (UFRN) e é aluno regular do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (Doutorado pelo PPGCS/UFRN). Professor de Sociologia do Estado do Rio Grande do Norte (SEEC/RN) e Professor-Supervisor do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência / PIBID (Capes/UFRN). Áreas de interesse: Educação, Religião e Política (interfaces Mídia e Política e Religião e Política).

Downloads

Publicado

18-12-2018

Como Citar

REZENDE, D. B. H. ENSINAR E APRENDER COM “PROFESSORES-EDUCANDOS”: O PIBID DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UFRN EM DESTAQUE: TEACH AND LEARN WITH "TEACHERS-STUDENTS": THE PIBID OF SOCIAL SCIENCES OF UFRN IN FOCUS. Revista Inter-Legere, [S. l.], v. 1, n. 23, p. 44–59, 2018. DOI: 10.21680/1982-1662.2018v1n23ID15485. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/15485. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ EDUCAÇÃO, ARTES E TECNOLOGIA