Os evangélicos e a disputa pelo poder político no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1982-1662.2021v4n32ID25368

Resumo

A intensa participação evangélica (especialmente os ramos pentecostais e neopentecostais) na política brasileira na última década (re)colocaram em evidência as estreitezas das relações entre religião e política, sendo as últimas eleições presidenciais (2010, 2014 e 2018) significativas nesse sentido, uma vez que o peso da religião e de questões de natureza moral sobre a esfera pública se revelaram de forma contundente. Propomos traçar um panorama histórico acerca da entrada e participação evangélica na política brasileira a nível presidencial, abordando as relações de poder em disputa nesses pleitos presidenciais e apresentando o desenho de um conservadorismo moral evangélico crescente na esfera pública. O texto escrito faz referência aos dados eleitorais, e discute com destacados pesquisadores brasileiros que se debruçaram recentemente sobre a temática de interface religião e política.

Palavras-chave: Religião e política; Evangélicos brasileiros; Eleições presidenciais; Esfera Pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dannyel Brunno Herculano Rezende, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutorando em Ciências Sociais / UFRN. E-mail:drezende@bol.com.br, drezende@bol.com.br

Orivaldo Pimentel Lopes Júnior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professor Titular de Ciências Sociais, vinculado ao Instituto Humanitas de Estudos integrados; Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais; Coordenador do Grupo de Pesquisa Mythos-Logos: Imaginário e Parcerias do Conhecimento. Bacharel em Teologia pela Faculdade Teológica Batista de São Paulo e o diploma validado para reconhecimento pelo MEC pela Escola Superior de Teologia-EST; Licenciado em Letras pela UnP; Mestre em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil; Mestre em Ciências Sociais pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais da UFRN; Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP. Pós-doutorado na Universidade de Padova, Itália.

Downloads

Publicado

06-12-2021

Como Citar

REZENDE, D. B. H.; PIMENTEL LOPES JÚNIOR, O. Os evangélicos e a disputa pelo poder político no Brasil. Revista Inter-Legere, [S. l.], v. 4, n. 32, p. c25368, 2021. DOI: 10.21680/1982-1662.2021v4n32ID25368. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/25368. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ ELEIÇÕES E REPRESENTAÇÃO POLÍTICA: O DEBATE CONTEMPORÂNEO