POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO NO CONTEXTO NEOLIBERAL: UM BREVE BALANÇO

Resumo


Este artigo busca refletir acerca das políticas educacionais em contexto neoliberal que demarcou o cenário político brasileiro desde os anos 1990 e tem sido acentuado a partir de 2016 após o impeachment da Presidenta Dilma Rousseff, o que fomentou uma agenda de cortes e asfixiamento nas políticas sociais e na educação. Assim, elencamos como objetivos: contextualizar as políticas educacionais em seu processo de renovação e conservação da lógica neoliberal; e apontar as mudanças neoconservadoras em relação à política educacional a partir do governo Temer e Bolsonaro. Esta é uma pesquisa de caráter bibliográfico e documental em que buscamos problematizar criticamente as políticas educacionais. Nesse sentido, evidencia-se que ao longo desses 30 anos o ajustamento das políticas educacionais as condicionalidades dos organismos internacionais vêm se consolidando e apesar do processo de renovação política,  manteve-se o afinamento com as concepções das agências multilaterais, que a partir dessa ascensão recente das perspectivas conservadoras através do processo de conservação dos ideais hegemônicos elitista, que as políticas educacionais têm passado por um árduo decurso de ataques, seja em suas estruturas ou na produção e reprodução de representações, ideias, narrativas de eficácia, eficiência, produtivismo da educação numa perspectiva de resultados, afastando-se dos processos de conscientização e formação humanizada.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erivania Melo de Morais , UERN- Campus Assu

Licenciada em Ciências Sociais, Mestre em educação – PPGED/UFRN. Doutoranda em Ciências Sociais - PGGCS/UFRN. Docente auxiliar do departamento de educação da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte - UERN, Campus/Assu

Camila Rodrigues dos Santos, NEI-CAp/UFRN

Pedagoga, mestra em educação e doutoranda em educação, ambos pelo PPGED/UFRN. Docente  EBTT do NEI-CAp/UFRN

Irene Alves de Paiva, UFRN

Pós - Doutora pela École Des Hautes Études em Sciences Sociales (França). Docente Titular do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFRN.

Publicado
12-07-2021
Como Citar
MELO DE MORAIS , E.; RODRIGUES DOS SANTOS, C.; ALVES DE PAIVA, I. POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO NO CONTEXTO NEOLIBERAL: UM BREVE BALANÇO. Revista Inter-Legere, v. 4, n. 31, p. c25900, 12 jul. 2021.
Seção
DOSSIÊ Interdisciplinaridade e Políticas Públicas