AS POLÍTICAS PÚBLICAS NO ATUAL CONTEXTO BRASILEIRO

Entrevista com Marta Teresa Arretche

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1982-1662.2021v4n31ID26493

Resumo

Esta entrevista com a docente e pesquisadora do Departamento de Ciências Políticas da Universidade de São Paulo-USP e Diretora do Centro de Estudos da Metrópole, um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão-CEPIDs da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo- FAPESP foi realizada no dia 16 de Julho de 2021 das 14h às 15h via Google meet, sendo parte integrante do Dossiê “Interdisciplinaridade e Políticas Públicas”. Para o desenvolvimento desta entrevista, buscou-se sistematizar reflexões que estivessem interligadas com os debates suscitados no referido Dossiê, assim, elaboramos quatro eixos que permitissem que a docente/pesquisadora entrevistada, ficasse livre para responder, dialogar e refletir de forma ampla e complexa, desse modo, no decorrer da entrevista, suscitaram-se outras inquietações a partir dos eixos propostos, enriquecendo o debate e as reflexões, promovendo um momento de muitas aprendizagens acerca do campo das políticas públicas no Brasil. Dos eixos debatidos, abordamos: a noção de política pública pensada pela entrevistada; a análise dos impactos da emenda constitucional 95/2016; o papel da universidade no campo de tensionamentos educacionais; e por fim, uma análise da relevância interdisciplinar, para o campo das políticas públicas.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleidijane Siqueira Santos, UFAL

Professora adjunta II da Universidade Federal de Alagoas. Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais na linha de pesquisa, Território, Desenvolvimento e Políticas Públicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestre em Administração e Desenvolvimento Rural Sustentável e graduada em economia com ênfase em Economia Rural pela Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Erivania Melo de Morais , UERN- Campus Assu

Licenciada em Ciências Sociais, Mestre em educação – PPGED/UFRN. Doutoranda em Ciências Sociais - PGGCS/UFRN. Docente auxiliar do departamento de educação da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte - UERN, Campus/Assu

Downloads

Publicado

01-09-2021

Como Citar

SIQUEIRA SANTOS, C.; MELO DE MORAIS , E. AS POLÍTICAS PÚBLICAS NO ATUAL CONTEXTO BRASILEIRO: Entrevista com Marta Teresa Arretche. Revista Inter-Legere, [S. l.], v. 4, n. 31, p. c26493, 2021. DOI: 10.21680/1982-1662.2021v4n31ID26493. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/26493. Acesso em: 17 abr. 2024.