EXPERIÊNCIAS DE AUTOGESTÃO: METODOLOGIAS E PRÁTICAS DE AÇÃO NA FORMAÇÃO DE ATORES SOCIAIS

Autores

  • Luiz Antônio Coelho Da Silva UFCG
  • Irene Alves de Paiva UFRN

Palavras-chave:

Autogestão. Economia Solidária. Incubadoras. Metodologias. Práticas de Ação.

Resumo

As experiências de economia solidária têm alcançado cada vez mais êxito, mas para isso é fundamental que a gestão dos empreendimentos ganhe ares e um caráter autogestionário, onde os princípios de igualdade, solidariedade e democracia façam parte do dia a dia destes negócios. Teve-se como unidade de análise a Incubadora de Empreendimentos Econômicos Solidários da Universidade Federal de Campina Grande (IUEES/UFCG), seu empreendimento Centro de Arte em Vidro e o Projeto Curso de Especialização de Jovens e Adultos com ênfase em Economia Solidária para o Semiárido Paraibano; e como base teórica as concepções de Autogestão e de economia solidária. A questão central do estudo foi analisar as metodologias e práticas de ação desenvolvidas pela IUEES para compreender o processo de formação dos seus atores sociais no princípio da Autogestão. Este estudo possui caráter descritivo, exploratório, analítico, de natureza quali-quantitativa, sendo utilizados para coleta dos dados entrevistas semi-estruturadas, registros fotográficos e análises documentais e bibliográficas. Concluiu-se, portanto, que a IUEES cumpre apenas parcialmente seu papel de propiciar a Autogestão em sua gestão, transpassando os conhecimentos autogestionários aos seus empreendimentos, mas de forma descontextualizada e sem muita autonomia para os incubados. Os resultados alcançados indicam que a hipótese não pode ser confirmada, ou seja, existem várias mudanças sociais, políticas, educacionais e econômicas na vida dos atores sociais incubados e até mesmo dos atores que compõem a incubadora solidária, porém de forma parcial e fragmentada, pois mesmo com a melhoria da qualidade de vida os atores sociais não podem ser considerados emancipados.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Antônio Coelho Da Silva, UFCG

Doutor em Ciências Sociais com área de concentração em Política, Desenvolvimento e Sociedade (PPGCS/UFRN) e tese na área de Economia Solidária e Autogestão. Professor Assistente no Campus de Sumé da Universidade Federal de Campina Grande (CDSA/UFCG) na área de Ciências Contábeis. Leciona no Curso de Gestão Pública e Agroecologia do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA/UFCG). Como bolsista, é professor da Graduação em Administração Pública do Instituto Federal da Paraíba, da Especialização em Gestão Pública Municipal da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e da Especialização da UFCG em Educação de Jovens e Adultos, com ênfase em Economia Solidária. Atua principalmente nos seguintes temas: gestão pública, contabilidade pública e gerencial, orçamento público e democrático, políticas públicas, terceiro setor e economia solidária.

Irene Alves de Paiva, UFRN

Possui graduação e mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo. Atualmente, é professora associada da UFRN. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia do desenvolvimento, nos seguintes temas: movimentos sociais, educação do campo, associativismo, ação coletiva e participação política

Downloads

Publicado

11-04-2016

Como Citar

DA SILVA, L. A. C.; ALVES DE PAIVA, I. EXPERIÊNCIAS DE AUTOGESTÃO: METODOLOGIAS E PRÁTICAS DE AÇÃO NA FORMAÇÃO DE ATORES SOCIAIS. Revista Inter-Legere, [S. l.], v. 1, n. 16, p. 274–295, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/6419. Acesso em: 19 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)