EFICÁCIA DO PROGRAMA DE REGIONALIZAÇÃO DO TURISMO NAS REGIÕES TURÍSTICAS DO RIO GRANDE DO NORTE (2004-2014)

Resumo


O objetivo desse artigo é apresentar e discutir alguns resultados encontrados em uma pesquisa que avaliou a implementação do Programa de regionalização do Turismo nas regiões turísticas do Rio Grande do Norte no recorte temporal de dez anos (2004-2014). Especificamente apresenta os resultados alcançados no âmbito regional, com base no critério de eficácia, que realiza a comparação entre o proposto e o cumprido em determinada política pública. O processo metodológico utilizado incluiu a elaboração de uma matriz de avaliação da implementação, com graus diferenciados de eficácia, além da revisão bibliográfica, pesquisa documental, coleta de dados secundários e pesquisa de campo com visitas aos municípios e regiões pesquisadas, com a realização de 26 entrevistas com atores diretamente envolvidos com a implementação do PRT no Rio Grande do Norte. Os resultados encontrados de acordo com os indicadores de avaliação mostram que a forma de elaboração dos planos de desenvolvimento regionais deve ser revista, para que se insiram efetivamente os atores e realidades locais. Identificou-se que ações de cooperação realizadas nas regiões e a proposição de roteiros turísticos, são pontuais e contam com a predominância de alguns atores regionais. Verificou-se ainda que não existem esforços coordenados coletivos com o objetivo promocional das regiões e que não se tem conseguido coletar os dados necessários ao planejamento do turismo. Conclui-se que a baixa eficácia nos indicadores é decorrente principalmente da insuficiência de recursos materiais, humanos e financeiros disponíveis para a implementação. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Mayara Moreira de Lima, UFAL

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Docente do Curso de Graduação em Turismo da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

João Bosco Araújo da Costa, UFRN

Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Docente dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Publicado
23-08-2021
Como Citar
MOREIRA DE LIMA, R. M.; ARAÚJO DA COSTA, J. B. EFICÁCIA DO PROGRAMA DE REGIONALIZAÇÃO DO TURISMO NAS REGIÕES TURÍSTICAS DO RIO GRANDE DO NORTE (2004-2014). Revista Inter-Legere, v. 4, n. 31, p. c26413, 23 ago. 2021.
Seção
DOSSIÊ Interdisciplinaridade e Políticas Públicas