COMPREENDENDO A NECESSIDADE DE UM CURSO DE FORMAÇÃO SUPERIOR EM LÍNGUA MACUXI A DISTÂNCIA QUE PODERIA SER OFERTADO PELO INSIKIRAN - UFRR.

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21680/1982-1662.2019v2n24ID15792

Resumen

Este estudo tem por interesse compreender a Formação Superior Indígena Multicultural em como este contexto resguarda uma nova demanda atual: a necessidade que o Instituto de Formação Superior Indígena em Roraima – INSIKIRAN, presente na Universidade Federal de Roraima – UFRR, observe a viabilidade de um Curso de Formação Superior em Língua Macuxi a Distância. Visando cumprir esse propósito, baseado em modelo bibliográfico-qualitativo de pesquisa, a abordagem do tema de fundamentou em publicações textos, teses, artigos e dissertações que favorecessem uma melhor compreensão sobre essa realidade. À medida que o tema fora mais bem discutido, se pôde obter uma melhor visão e conhecimento sobre a Formação Superior Indígena Multicultural.

Palavras-chave: Formação Superior. Multiculturalismo. Línguas Indígenas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Paulo Ferreira, UFRR

Pedagogo, Professor de Português, Pós-graduado em Atendimento Educacional Especializado - AEE e Educação Inclusiva, Pós-graduando (em nível de Mestrado) em Letras, pela Universidade Federal de Roraima - UFRR, Bacharel em Direito, Pesquisador Social.

Ananda Machado, UFRR

Pós Doutoranda (PPGAS/UFRJ/ em andamento 2019); Doutora em História Social (PPGHIS/UFRJ/UFRR/2016), Professora colaboradora no Programa de Pós Graduação em Letras (PPGL/UFRR/ desde 2018) e efetiva desde 2009 do Curso de Gestão Territorial Indígena (com Ênfase em Patrimônio Indígena), no Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena, da Universidade Federal de Roraima (UFRR), possui Mestrado em Memória Social pela Universidade do Rio de Janeiro (PPGMS/UNIRIO/2008), graduação em Licenciatura em Artes Cênicas pela Universidade do Rio de Janeiro (CCLA/UNIRIO/1994). Com especialização em Educação Indígena pela Universidade Federal Fluminense (UFF/2008); especialização em Democracia, República e Movimentos Sociais (UFMG/2011). Coordenadora do Programa de Valorização das Línguas e Culturas Macuxi e Wapichana (PRAE/PRPPG/UFRR/ desde 2010) e do Laboratório de Estudos e Ensino de Línguas Indígenas (LEELI/PPGL/UFRR/2018); Tem experiência na área de Arte Educação, Formação de Professores Indígenas, com ênfase em educação patrimonial, atuando principalmente nos seguintes temas: línguas indígenas, artes cênicas, dramaturgias em línguas indígenas, literatura indígena, história indígena, história oral, biografias, memória, antropologia e patrimônio.

Publicado

02-05-2019

Cómo citar

FERREIRA, P.; MACHADO, A. COMPREENDENDO A NECESSIDADE DE UM CURSO DE FORMAÇÃO SUPERIOR EM LÍNGUA MACUXI A DISTÂNCIA QUE PODERIA SER OFERTADO PELO INSIKIRAN - UFRR. Revista Inter-Legere, [S. l.], v. 2, n. 24, p. 361–382, 2019. DOI: 10.21680/1982-1662.2019v2n24ID15792. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/15792. Acesso em: 20 dic. 2024.