Habitus, Campo Educacional e a Construção do Ser Professor da Educação Básica

Autores

  • Moises Sobrinho (UFRN)

Resumo

Este artigo apresenta resultados preliminares de um conjunto de pesquisas sobre a
construção do ser professor da educação básica da rede pública municipal e estadual de
algumas cidades do Nordeste brasileiro. Os dados são analisados e interpretados com
base nos conceitos da praxiologia de Pierre Bourdieu, em especial habitus e campo
educacional, e mostram como a gênese e estruturas sociais que estiveram na base da
constituição do habitus docente investigado permitem compreender a atual posição dos
professores no campo educacional, seus gostos, estilo de vida e formas identitárias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

23-10-2013

Como Citar

SOBRINHO, M. Habitus, Campo Educacional e a Construção do Ser Professor da Educação Básica. Revista Inter-Legere, [S. l.], v. 1, n. 9, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4411. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO