TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) UTILIZADAS PELOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM, NO ANO DE 2022, EM ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DA CIDADE DE CRATO/CE.
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID33495Palavras-chave:
tecnologias da informação e da comunicação (TICs); ensino de geografia; prática de professores.Resumo
As Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) oferecem aos professores, a partir de plataformas e aplicativos de interação, meios para dialogar e dinamizar a prática de ensino com conteúdos pertinentes para cada disciplina ministrada. Esta pesquisa busca dialogar acerca das TICs utilizadas para a contextualização e mediação do Ensino de Geografia. Para tanto, nos amparamos em autores que dissertam sobre recursos tecnológicos que foram usados por professores de Geografia para o ensino-aprendizagem, tais como: Oliveira e Moura (2015); Ribeiro e Cândido (2021); Gomes e Lastória (2022); Barros e Bento (2022); Lakatos (2003). Outrossim, realizamos um estudo e análise em Formulários de Pesquisa produzidos para coleta de dados no tocante as práticas e usos das tecnologias pelos professores de Geografia que atuam, notadamente, no Ensino Médio, em Escolas de Tempo Integral na cidade de Crato, localizada ao sul do Ceará. As análises foram direcionadas para o recorte das práticas desenvolvidas pelos professores no ano de 2022, destacando ter sido o ano de retorno às aulas presenciais neste município. Aqui, ressaltamos que as TICs, por meio de plataformas e aplicativos de interação, oferecem aos professores meios para dialogar e dinamizar a prática de ensino com conteúdos pertinentes a cada disciplina ministrada, ao tempo em que a partir das análises dos formulários, disponibilizamos exemplos para auxiliar os possíveis leitores e professores.
Downloads
Referências
BARROS, Ludmila Silva de Lima; BENTO, Victor Régio da Silva. Tecnologias de informação e comunicação - TICS no ensino de geografia e seus desafios. Revista Uáquiri - PPGGEO, Acre, v. 04, n. 02, p. 24-39, ano 2022. DOI: https://doi.org/10.29327/268458.4.2-2. Disponível em: <https://periodicos.ufac.br/index.php/Uaquiri/article/view/6268> . Acesso em: 03 de julho de 2023.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: ensino fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018.
GOMES, Daniela Lima Nardi; LASTÓRIA, Andrea Coelho. O ensino de Geografia e as TICs: para além das práticas tradicionais. In: Didática da Geografia: linguagens e abordagens. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2022.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2013.
OLIVEIRA, Carlos; MOURA, Samuel. TIC’s na Educação: a utilização das tecnologias da informação e comunicação na aprendizagem do aluno. Revista Pedagogia em Ação, Belo Horizonte, v.07, n.01, p. 75-95, ano 2015. Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/pedagogiacao/article/view/11019>. Acesso em: 01 de julho de 2023.
RIBEIRO, Cristiana Sousa de Jesus; CANDIDO, Elivaine Alves. As Tics, Uma emergência para o fazer pedagógico em tempos de pandemia. Revista AlembrA, [S. l.], v. 3, n. 6, p. 102–116, 2021. DOI: 10.47270/RA.2596-2671.2021.v3.n6.id1104. Disponível em: <https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/alembra/article/view/50> . Acesso em: 3 julho de 2023.
STÜRMER, Arthur Breno. As tic's nas escolas e os desafios no ensino de geografia na educação básica. Geosaberes , Fortaleza, v. 2, n. 4, pág. 3 a 12 de dezembro 2011. ISSN 2178-0463. Disponível em: < http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/92 >. Acesso em: 02 de julho de 2023
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.