TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) UTILIZADAS PELOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM, NO ANO DE 2022, EM ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DA CIDADE DE CRATO/CE.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID33495

Palavras-chave:

tecnologias da informação e da comunicação (TICs); ensino de geografia; prática de professores.

Resumo

As Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) oferecem aos professores, a partir de plataformas e aplicativos de interação, meios para dialogar e dinamizar a prática de ensino com conteúdos pertinentes para cada disciplina ministrada. Esta pesquisa busca dialogar acerca das TICs utilizadas para a contextualização e mediação do Ensino de Geografia. Para tanto, nos amparamos em autores que dissertam sobre recursos tecnológicos que foram usados por professores de Geografia para o ensino-aprendizagem, tais como: Oliveira e Moura (2015); Ribeiro e Cândido (2021); Gomes e Lastória (2022); Barros e Bento (2022); Lakatos (2003). Outrossim, realizamos um estudo e análise em Formulários de Pesquisa produzidos para coleta de dados no tocante as práticas e usos das tecnologias pelos professores de Geografia que atuam, notadamente, no Ensino Médio, em Escolas de Tempo Integral na cidade de Crato, localizada ao sul do Ceará. As análises foram direcionadas para o recorte das práticas desenvolvidas pelos professores no ano de 2022, destacando ter sido o ano de retorno às aulas presenciais neste município. Aqui, ressaltamos que as TICs, por meio de plataformas e aplicativos de interação, oferecem aos professores meios para dialogar e dinamizar a prática de ensino com conteúdos pertinentes a cada disciplina ministrada, ao tempo em que a partir das análises dos formulários, disponibilizamos exemplos para auxiliar os possíveis leitores e professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Djanni Martinho dos Santos Sobrinho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Caicó, Rio Grande do Norte.

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e professor colaborador do Departamento de Educação do Centro de Ensino Superior do Seridó

 

Tânia Cristina Meira Garcia , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Caicó, Rio Grande do Norte.

Doutora em Educação, Professora associada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Geografia- GEOPROF/UFRN

Túlia Fernanda Meira Garcia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Caicó, Rio Grande do Norte.

Doutora em Gerontologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Referências

BARROS, Ludmila Silva de Lima; BENTO, Victor Régio da Silva. Tecnologias de informação e comunicação - TICS no ensino de geografia e seus desafios. Revista Uáquiri - PPGGEO, Acre, v. 04, n. 02, p. 24-39, ano 2022. DOI: https://doi.org/10.29327/268458.4.2-2. Disponível em: <https://periodicos.ufac.br/index.php/Uaquiri/article/view/6268> . Acesso em: 03 de julho de 2023.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: ensino fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018.

GOMES, Daniela Lima Nardi; LASTÓRIA, Andrea Coelho. O ensino de Geografia e as TICs: para além das práticas tradicionais. In: Didática da Geografia: linguagens e abordagens. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2022.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2013.

OLIVEIRA, Carlos; MOURA, Samuel. TIC’s na Educação: a utilização das tecnologias da informação e comunicação na aprendizagem do aluno. Revista Pedagogia em Ação, Belo Horizonte, v.07, n.01, p. 75-95, ano 2015. Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/pedagogiacao/article/view/11019>. Acesso em: 01 de julho de 2023.

RIBEIRO, Cristiana Sousa de Jesus; CANDIDO, Elivaine Alves. As Tics, Uma emergência para o fazer pedagógico em tempos de pandemia. Revista AlembrA, [S. l.], v. 3, n. 6, p. 102–116, 2021. DOI: 10.47270/RA.2596-2671.2021.v3.n6.id1104. Disponível em: <https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/alembra/article/view/50> . Acesso em: 3 julho de 2023.

STÜRMER, Arthur Breno. As tic's nas escolas e os desafios no ensino de geografia na educação básica. Geosaberes , Fortaleza, v. 2, n. 4, pág. 3 a 12 de dezembro 2011. ISSN 2178-0463. Disponível em: < http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/92 >. Acesso em: 02 de julho de 2023

Publicado

16-02-2024

Como Citar

EUFRASIO BARBOSA, S.; MARTINHO DOS SANTOS SOBRINHO, D. .; MEIRA GARCIA, T. C.; MEIRA GARCIA, T. F. TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) UTILIZADAS PELOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM, NO ANO DE 2022, EM ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DA CIDADE DE CRATO/CE. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 24, n. 1, p. AR01, 2024. DOI: 10.21680/1984-3879.2024v24n1ID33495. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/33495. Acesso em: 1 maio. 2024.