RELATO DE EXPERIÊNCIA NA PRÁXIS DOCENTE NO ENSINO DA GEOGRAFIA ESCOLAR

EXPERIENCE REPORT IN TEACHING PRAXIS IN SCHOOL GEOGRAPHY TEACHING

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID35033

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Praxis docente, São josé do seridó

Resumo

Este artigo do tipo relato de experiência, descreve aspectos da práxis docente no ensino de Geografia na Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio Raul de Medeiros Dantas em São José do Seridó – RN. A experiência ocorreu durante o ano letivo de 2018, na turma do 6º ano III. Esta turma composta por alunos repetentes e fora de faixa, também recebia alunos transferidos de outras instituições de ensino. Logo, a indisciplina e falta de interesse desse grupo de alunos terminou por caracterizar a classe como “turma problema”. Na busca por soluções, em cooperação com a equipe pedagógica da escola, foi possível através das temáticas presentes na geografia escolar, criar estratégias didático-pedagógicas para estimular paulatinamente a participação destes alunos nas atividades. Na sala de aula utilizamos estratégias como pesquisas na internet, interpretações de textos, músicas, vídeos e imagens, caça palavras, confecções de cartazes e maquetes. Participamos de eventos escolares e realizamos aulas de campo dentro e fora do município. A avaliação se deu através de provas escritas bimestrais, atividades semanais e participação em eventos. Consideramos o compromisso e pontualidade na entrega das atividades. Trabalhar com o 6º ano III, foi uma experiência única e enriquecedora para alunos, professores e equipe pedagógica. Considerando as fragilidades e potencialidades do público alvo, o nosso objetivo foi oferecer aos alunos a possibilidade de conhecimento e reconhecimento do lugar de vivências individuais e coletivas. Ao final, os resultados foram surpreendentemente positivos. Como aporte teórico citamos: Carlos (2007), Cavalcanti (2015), Demo (2002), Dozena (2008) e Kaercher (1996).

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Biografia do Autor

JOÃO EDUARDO AZEVEDO DA COSTA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRAND DO NORTE

Possui graduação em Geografia (licenciatura) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN - CERES em (2017). Atuou como professor temporário no ano de (2018) na Escola Municipal Raul de Medeiros Dantas - EMRMD. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Geografia - GEOPROF - CERES - UFRN. Atua como professor colaborador voluntário na Secretaria Municipal de Educação de São José do Seridó - RN.

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Publicado

15-03-2024

Como Citar

COSTA, J. E. A. D. RELATO DE EXPERIÊNCIA NA PRÁXIS DOCENTE NO ENSINO DA GEOGRAFIA ESCOLAR: EXPERIENCE REPORT IN TEACHING PRAXIS IN SCHOOL GEOGRAPHY TEACHING. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 24, n. 1, p. EE06, 2024. DOI: 10.21680/1984-3879.2024v24n1ID35033. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/35033. Acesso em: 1 maio. 2024.