RELATO DE EXPERIÊNCIA NA PRÁXIS DOCENTE NO ENSINO DA GEOGRAFIA ESCOLAR
EXPERIENCE REPORT IN TEACHING PRAXIS IN SCHOOL GEOGRAPHY TEACHING
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID35033Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Praxis docente, São josé do seridóResumo
Este artigo do tipo relato de experiência, descreve aspectos da práxis docente no ensino de Geografia na Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio Raul de Medeiros Dantas em São José do Seridó – RN. A experiência ocorreu durante o ano letivo de 2018, na turma do 6º ano III. Esta turma composta por alunos repetentes e fora de faixa, também recebia alunos transferidos de outras instituições de ensino. Logo, a indisciplina e falta de interesse desse grupo de alunos terminou por caracterizar a classe como “turma problema”. Na busca por soluções, em cooperação com a equipe pedagógica da escola, foi possível através das temáticas presentes na geografia escolar, criar estratégias didático-pedagógicas para estimular paulatinamente a participação destes alunos nas atividades. Na sala de aula utilizamos estratégias como pesquisas na internet, interpretações de textos, músicas, vídeos e imagens, caça palavras, confecções de cartazes e maquetes. Participamos de eventos escolares e realizamos aulas de campo dentro e fora do município. A avaliação se deu através de provas escritas bimestrais, atividades semanais e participação em eventos. Consideramos o compromisso e pontualidade na entrega das atividades. Trabalhar com o 6º ano III, foi uma experiência única e enriquecedora para alunos, professores e equipe pedagógica. Considerando as fragilidades e potencialidades do público alvo, o nosso objetivo foi oferecer aos alunos a possibilidade de conhecimento e reconhecimento do lugar de vivências individuais e coletivas. Ao final, os resultados foram surpreendentemente positivos. Como aporte teórico citamos: Carlos (2007), Cavalcanti (2015), Demo (2002), Dozena (2008) e Kaercher (1996).
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Terceira versão. Brasília: MEC, 2017. p. 319-320. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/imagens/BNCC_publicacao.pdf. Acesso em: 20 jan. de 2018.
CARLOS, A. F. A.. O lugar no/do mundo. São Paulo: Labur edições, 2007.
CAVALCANTI, L. S.. Bases teórico-metodológicas da Geografia: uma referência para a formação e a prática de ensino. In: CAVALCANTI, L. S. (Org.). Formação de professores e práticas em Geografia. Goiânia: Editora Vieira, 2006. p. 27 – 49.
CAVALCANTI, L. S. O Ensino de Geografia na Escola. Campinas: Papirus, 2015.
CLAVAL, P. Epistemologia da Geografia. 2 ed. Florianópolis: UFSC, 2014.
CONTI, J. B. Contos de Campo. In: VENTURI, A. B. (Org). Geografia: práticas de campo, laboratório e sala de aula. São Paulo: Sarandi, 2011. p. 519 – 528.
DEMO, P. O Desafio de Educar pela Pesquisa na Educação Básica. In: Educar Pela Pesquisa. 5 ed. Campinas: Autores Associados, 2012. p. 5 – 53. (Coleção Educação Conteporânea).
DOZENA, A. Uma breve análise sobre a postura dos alunos em sala de aula: pontos de vista sobre a indisciplina. Geografia – v. 17, n. 2, jul./dez. 2008 – Universidade Estadual de Londrina, Departamento de Geociências. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/geografia. Acesso em 27 fev. 2018.
ESCOLA MUNICIPAL RAUL DE MEDEIROS DANTAS – EMRMD. Projeto Político Pedagógico. São José do Seridó: EMRMD, 2016. p. 01-26. (Mimeo)
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 53 ed. Rio de Janeiro / São Paulo: Paz e Terra, 2016.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Censo Demográfico 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2010. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/rn/sao-jose-do-serido.html. Acesso em 23 fev. 2018.
KAERCHER, N. A.. A Geografia é nosso dia-a-dia. Boletim Gaúcho de Geografia, Porto Alegre, 21: 109 – 116, ago. 1996. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/bgg/article/view/38639/26361. Acesso em 15 maio 2018.
LUCCI, E. A.; BRANCO, A. L. Geografia Homem & Espaço, 6º ano Ensino Fundamental. 26 ed. São Paulo: Saraiva, 2015.
MORAIS, I. R. D.; GARCIA, T. C. M. MORAIS; GARCIA; SANTOS SOBRINHO, D. M. (Org.). Educação Geográfica: Ensino e Práticas. Natal: EDUFRN, 2014.
PONTUSCHKA, N. N.; PAGANELLI, T. I.; CACETE, N. H.. Para ensinar e aprender Geografia. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2009.
SANTOS, M. A Natureza do Espaço. 4 ed. 8 reimpressão. São Paulo: EdUSP, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.