O SIGNIFICADO DE SER EDUCADOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA NA PERSPECTIVA FENOMENOLÓGICO-EXISTENCIAL

Authors

  • Tiago de Matos Peixoto Universidade Federal de Goiás (UFG)

Abstract

Trata-se de uma interlocução teórica entre a educação na contemporaneidade e o pensamento fenomenológico-existencial, centrando a discussão nas contribuições de Martin Heidegger em Ser e Tempo (1927). A partir deste diálogo, estabelecemos reflexões sobre o sentido da docência na Educação Básica e a possibilidade de reafirmação do papel existencial do educador num contexto de mudança na produção de conhecimento e de reformulações pedagógicas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Tiago de Matos Peixoto, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Autor é psicólogo formado pela UFG; atualmente faz pós-graduação em psicodrama de crianças e adolescentes. Artigo é proveniente da pesquisa coordenada pelo prof. Wanderley Ferreira Jr da Faculdade de Educação da UFG, fazendo parte do PROLICEN entre os anos de (2013-2015).

Published

25-09-2017

How to Cite

PEIXOTO, T. de M. O SIGNIFICADO DE SER EDUCADOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA NA PERSPECTIVA FENOMENOLÓGICO-EXISTENCIAL. Saberes: Interdisciplinary Journal of Philosophy and Education, [S. l.], n. 16, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/11293. Acesso em: 30 jun. 2024.

Issue

Section

Fundamentos da Educação e Ensino