O SIGNIFICADO DE SER EDUCADOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA NA PERSPECTIVA FENOMENOLÓGICO-EXISTENCIAL

Autores/as

  • Tiago de Matos Peixoto Universidade Federal de Goiás (UFG)

Resumen

Trata-se de uma interlocução teórica entre a educação na contemporaneidade e o pensamento fenomenológico-existencial, centrando a discussão nas contribuições de Martin Heidegger em Ser e Tempo (1927). A partir deste diálogo, estabelecemos reflexões sobre o sentido da docência na Educação Básica e a possibilidade de reafirmação do papel existencial do educador num contexto de mudança na produção de conhecimento e de reformulações pedagógicas.

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Biografía del autor/a

Tiago de Matos Peixoto, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Autor é psicólogo formado pela UFG; atualmente faz pós-graduação em psicodrama de crianças e adolescentes. Artigo é proveniente da pesquisa coordenada pelo prof. Wanderley Ferreira Jr da Faculdade de Educação da UFG, fazendo parte do PROLICEN entre os anos de (2013-2015).

Publicado

25-09-2017

Cómo citar

PEIXOTO, T. de M. O SIGNIFICADO DE SER EDUCADOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA NA PERSPECTIVA FENOMENOLÓGICO-EXISTENCIAL. Saberes: Revista Interdisciplinaria de Filosofía y Educación, [S. l.], n. 16, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/11293. Acesso em: 30 jun. 2024.

Número

Sección

Fundamentos da Educação e Ensino