PLATÃO E A EDUCAÇÃO: POSSÍVEL INTER-RELAÇÃO ENTRE A ALEGORIA DA CAVERNA E A ANIMAÇÃO OS CROODS

Autores

  • Débora Santos Couto Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2018v18n3ID13689

Resumo

Este artigo, de cunho qualitativo e bibliográfico, propõe um diálogo entre a Alegoria da Caverna (Platão, 1997) e a animação Os Croods (2013). Pretende ver possíveis aproximações, bem como identificar a concepção de educação presente na narrativa platônica e na animação Os Croods. Recorre à Sociologia da Infância, em especial as contribuições de Sarmento (2007; 2008), na medida em que se compreende que a animação produzida se configura como produção cultural direcionada ao público infantil, que, historicamente, dado o contexto social de sua inserção, nem sempre teve as particularidades dessa etapa consideradas. Inferimos que a concepção de educação está permeada pelo contexto histórico no qual uma determinada sociedade está inserida, com a saída da caverna sendo considerado como fator de alcance de uma educação idealizada.

Palavras-chave: Educação. Platão. Alegoria da Caverna. Os Croods.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Débora Santos Couto, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). É mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), na linha de pesquisa Educação e Linguagens. Integra os grupos de pesquisa Imagens, Tecnologias e Infâncias e Literatura e Educação (UFES).

Downloads

Publicado

18-12-2018

Como Citar

COUTO, D. S. PLATÃO E A EDUCAÇÃO: POSSÍVEL INTER-RELAÇÃO ENTRE A ALEGORIA DA CAVERNA E A ANIMAÇÃO OS CROODS. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 18, n. 3, 2018. DOI: 10.21680/1984-3879.2018v18n3ID13689. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/13689. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos da Educação e Ensino