PLATÃO E A EDUCAÇÃO: POSSÍVEL INTER-RELAÇÃO ENTRE A ALEGORIA DA CAVERNA E A ANIMAÇÃO OS CROODS

Autores/as

  • Débora Santos Couto Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2018v18n3ID13689

Resumen

Este artigo, de cunho qualitativo e bibliográfico, propõe um diálogo entre a Alegoria da Caverna (Platão, 1997) e a animação Os Croods (2013). Pretende ver possíveis aproximações, bem como identificar a concepção de educação presente na narrativa platônica e na animação Os Croods. Recorre à Sociologia da Infância, em especial as contribuições de Sarmento (2007; 2008), na medida em que se compreende que a animação produzida se configura como produção cultural direcionada ao público infantil, que, historicamente, dado o contexto social de sua inserção, nem sempre teve as particularidades dessa etapa consideradas. Inferimos que a concepção de educação está permeada pelo contexto histórico no qual uma determinada sociedade está inserida, com a saída da caverna sendo considerado como fator de alcance de uma educação idealizada.

Palavras-chave: Educação. Platão. Alegoria da Caverna. Os Croods.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Débora Santos Couto, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). É mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), na linha de pesquisa Educação e Linguagens. Integra os grupos de pesquisa Imagens, Tecnologias e Infâncias e Literatura e Educação (UFES).

Publicado

18-12-2018

Cómo citar

COUTO, D. S. PLATÃO E A EDUCAÇÃO: POSSÍVEL INTER-RELAÇÃO ENTRE A ALEGORIA DA CAVERNA E A ANIMAÇÃO OS CROODS. Saberes: Revista Interdisciplinaria de Filosofía y Educación, [S. l.], v. 18, n. 3, 2018. DOI: 10.21680/1984-3879.2018v18n3ID13689. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/13689. Acesso em: 27 jul. 2024.

Número

Sección

Fundamentos da Educação e Ensino