Convite à autonomia da razão: considerações sobre a identidade docente do professor de filosofia

Authors

  • Williams Nunes da Cunha Jr. Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2018v18n2ID14784

Abstract

A recolocação do ensino de filosofia nas escolas públicas de ensino médio nos leva a questionar sobre a identidade do professor de filosofia desta etapa especifica. Quase dez anos depois da lei 11.684/2008, perguntamo-nos quem é o docente de filosofia, o que ele deve ter/fazer, qual sua especificidade enquanto tal. O presente artigo, objetiva discutir como deve proceder e quais características não deve faltar aquele que abraça a tarefa de ensinar Filosofia. Por meio de uma revisão de literatura já existente sobre o ensino de Filosofia, através da leitura bibliográfica de GALLO e ASPIS (2009), GHEDIN (2009), KOHAN (2008), dentre outros, percebemos que um dos elementos dessa identidade se dá na concepção do professor de filosofia como um filósofo. Sendo assim, urge-nos superar esta dicotomia que parece separar o filosofar do ensino de filosofia, como se o professor fosse um mero reprodutor de conhecimentos filosóficos, posição esta contestada pelos autores que aqui abordamos. O docente de filosofia é aquele que convida ao pensamento crítico e autônomo, rejeitando, portanto, essa reprodução de teorias filosóficas. Ademais, cabe salientar que refletir sobre este ensino é um problema filosófico, o que o torna uma tarefa primordial do professor de filosofia/filósofo. Há muitas lacunas ainda que precisam ser sanadas e é refletindo constantemente sobre essa prática que podemos descortinar novos horizontes para um autêntico ensino de Filosofia.  

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Williams Nunes da Cunha Jr., Universidade Federal de Alagoas

Mestrando em Educação (PPGE/UFAL).

Especialista em Ensino de Filosofia (UCAM/RJ).

Licenciado em Filosofia (CEUCLAR/SP).

Professor de Filosofia (SEDUC/AL).

Published

22-09-2018

How to Cite

DA CUNHA JR., W. N. Convite à autonomia da razão: considerações sobre a identidade docente do professor de filosofia. Saberes: Interdisciplinary Journal of Philosophy and Education, [S. l.], v. 18, n. 2, 2018. DOI: 10.21680/1984-3879.2018v18n2ID14784. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/14784. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Fundamentos da Educação e Ensino