O ENSINO DE FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA EXPERIÊNCIA EDUCATIVA
Resumen
O presente artigo trata sobre o Ensino de Filosofia na Educação Básica: uma experiência educativa no município de Sapiranga, estado do Rio Grande do Sul. Tem como objetivos: Resgatar brevemente o histórico do ensino de Filosofia e Discutir o ensino de filosofia a partir de experiências vivenciadas na educação básica. Assim, discutir experiências com o ensino de filosofia faz com que apontemos o seguinte problema: a prática educativa de professores conservadores, que fecham o conhecimento e o pensar em si, pois, não priorizam o problematizar e a reflexão crítica. A metodologia utilizada partiu de observações registradas em cadernos de registros, bem como, de anotações diversas e planos de aulas. A intenção com esse corpus documental foi refletir sobre práticas educativas desenvolvidas no transcorrer do ano de 2015 como professora da rede pública municipal. Utiliza-se como suporte teórico os autores Paulo Freire, Marilena Chauí, Aranha & Martins e Karl Marx, de modo a estabelecer relações com a experiência educativa. O trabalho indica que é tarefa do sujeito a construção do conhecimento, intermediado por ofertas teóricas e uma didática condizente com a atualidade que desperte desejo de aprendizado. Este só se concretiza, se o sujeito se sentir pensante no processo.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.