O ENSINO DE FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA EXPERIÊNCIA EDUCATIVA

Autores/as

  • Mara Letícia Walter UNIJUI (Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul)

Resumen

O presente artigo trata sobre o Ensino de Filosofia na Educação Básica: uma experiência educativa no município de Sapiranga, estado do Rio Grande do Sul. Tem como objetivos: Resgatar brevemente o histórico do ensino de Filosofia e Discutir o ensino de filosofia a partir de experiências vivenciadas na educação básica. Assim, discutir experiências com o ensino de filosofia faz com que apontemos o seguinte problema: a prática educativa de professores conservadores, que fecham o conhecimento e o pensar em si, pois, não priorizam o problematizar e a reflexão crítica. A metodologia utilizada partiu de observações registradas em cadernos de registros, bem como, de anotações diversas e planos de aulas. A intenção com esse corpus documental foi refletir sobre práticas educativas desenvolvidas no transcorrer do ano de 2015 como professora da rede pública municipal. Utiliza-se como suporte teórico os autores Paulo Freire, Marilena Chauí, Aranha & Martins e Karl Marx, de modo a estabelecer relações com a experiência educativa. O trabalho indica que é tarefa do sujeito a construção do conhecimento, intermediado por ofertas teóricas e uma didática condizente com a atualidade que desperte desejo de aprendizado. Este só se concretiza, se o sujeito se sentir pensante no processo.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mara Letícia Walter, UNIJUI (Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul)

Graduada em Filosofia pela UNIJUI/RS e Pós Graduada pela FURG/RS em Sociologia.

Professora da Educação Básica do município de Sapiranga/RS.

Publicado

08-07-2017

Cómo citar

WALTER, M. L. O ENSINO DE FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA EXPERIÊNCIA EDUCATIVA. Saberes: Revista Interdisciplinaria de Filosofía y Educación, [S. l.], n. 15, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/11000. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Fundamentos da Educação e Ensino