O ENSINO DE FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA EXPERIÊNCIA EDUCATIVA

Autores

  • Mara Letícia Walter UNIJUI (Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul)

Resumo

O presente artigo trata sobre o Ensino de Filosofia na Educação Básica: uma experiência educativa no município de Sapiranga, estado do Rio Grande do Sul. Tem como objetivos: Resgatar brevemente o histórico do ensino de Filosofia e Discutir o ensino de filosofia a partir de experiências vivenciadas na educação básica. Assim, discutir experiências com o ensino de filosofia faz com que apontemos o seguinte problema: a prática educativa de professores conservadores, que fecham o conhecimento e o pensar em si, pois, não priorizam o problematizar e a reflexão crítica. A metodologia utilizada partiu de observações registradas em cadernos de registros, bem como, de anotações diversas e planos de aulas. A intenção com esse corpus documental foi refletir sobre práticas educativas desenvolvidas no transcorrer do ano de 2015 como professora da rede pública municipal. Utiliza-se como suporte teórico os autores Paulo Freire, Marilena Chauí, Aranha & Martins e Karl Marx, de modo a estabelecer relações com a experiência educativa. O trabalho indica que é tarefa do sujeito a construção do conhecimento, intermediado por ofertas teóricas e uma didática condizente com a atualidade que desperte desejo de aprendizado. Este só se concretiza, se o sujeito se sentir pensante no processo.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mara Letícia Walter, UNIJUI (Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul)

Graduada em Filosofia pela UNIJUI/RS e Pós Graduada pela FURG/RS em Sociologia.

Professora da Educação Básica do município de Sapiranga/RS.

Downloads

Publicado

08-07-2017

Como Citar

WALTER, M. L. O ENSINO DE FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA EXPERIÊNCIA EDUCATIVA. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], n. 15, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/11000. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos da Educação e Ensino