EVALUACIÓN DE LA ASISTENCIA ESTUDIANTIL Y PERMANENCIA DE ESTUDIANTES DE CUOTA RACIAL EN LA EDUCACIÓN TÉCNICA INTEGRADA DEL INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS - CAMPUS GOVERNADOR VALADARES
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n3ID32211Palabras clave:
Atención al estudiante; Cuotas raciales; estancia escolar; Educación técnicaResumen
Los estudios que evalúan el impacto de la asistencia a los estudiantes para asegurar la permanencia de los estudiantes son importantes, ya que demuestran la efectividad de la política. Cuando este análisis se realiza con estudiantes de cuota racial como público específico, cobra aún más relevancia, ya que estos estudiantes, en su trayectoria de vida, sufren los efectos del racismo, que muchas veces les impiden ascender socialmente y ocupar espacios socialmente valorados, mayoritariamente ocupado por gente blanca. La investigación tuvo como objetivo comprender el impacto que tiene la asistencia estudiantil en la permanencia y formación educativa de los estudiantes de cuota racial en el Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), Campus Governador Valadares. Su público objetivo fueron los estudiantes de cupo racial de segundo y tercer año de bachillerato técnico integrado. Fue una investigación cualitativa y exploratoria, cuyos instrumentos de recolección de datos fueron el análisis documental, el cuestionario y la entrevista. Este estudio mostró que, además de garantizar la admisión de los estudiantes negros a la institución educativa, también es necesario garantizarles la posibilidad de permanecer en la institución hasta la finalización de su curso. Los datos presentados en el artículo demuestran que la asistencia al estudiante ayuda en este proceso.
Descargas
Citas
ANDIFES. Plano Nacional de Assistência Estudantil. Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (FONAPRACE). Brasília, 2007. Disponível em: http://www.fonaprace.andifes.org.br/site/wp-content/uploads/2016/05/plano-nacional-de-assistc3aancia-estudantil-da-andifes3.pdf. Acesso em: 13 mai. 2021.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.
CARVALHO, José Jorge de. Ações afirmativas como base para uma aliança negro-branco-indígena contra a discriminação étinica e racial no brasil. In: GOMES, Nilma Lino; MARTINS, Aracy Alves. Afirmando Direitos: acesso e permanência de jovens negros na universidade. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006, pág. 61-96.
CHIZZOTTI, Antônio. A pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais: evolução e desafios. Revista Portuguesa de Educação, Universidade do Minho, Braga, Portugal, v. 16, n. 2, p. 221-236, 2003. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/374/37416210.pdf. Acesso em: 13 mar. 2023.
______. Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010. Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 20 jul. 2010. Seção 1, p. 5. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7234.htm. Acesso em: 12 jun. 2021.
______. Decreto nº 6.096, de 24 de abril de 2007. Institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação de Expansão das Universidades Federais - REUNI. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 abr. 2007. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6096.htm. Acesso em: 12 jun. 2021.
FONAPRACE. Revista Comemorativa 25 Anos: histórias, memórias e múltiplos olhares / Organizado pelo Fórum Nacional de Pró-reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis, coordenação, ANDIFES. – UFU, PROEX, 2012. Disponível em: http://www.proae.ufu.br/sites/proae.ufu.br/files/media/arquivo/revista_fonaprace_25_anos.pdf. Acesso em: 15 mar. 2023.
GOMES, Joaquim Benedito Barbosa; DA SILVA, Fernanda Duarte Lopes Lucas. As ações afirmativas e os processos de promoção da igualdade efetiva. Série Cadernos do CEJ, v. 24, p. 85-153. Disponível em: http://bradonegro.com/content/arquivo/11122018_205135.pdf. Acesso em: 10 mai. 2020.
GOMES, Nilma Lino. Ações afirmativas: dois projetos voltados para a juventude negra. In: SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e; SILVÉRIO, Valter Roberto (Orgs.). Educação e ações afirmativas: Entre a injustiça simbólica e a injustiça econômica. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2003, p. 217-243.
GOMES, Nilma Lino. Programa ações afirmativas UFMG: uma proposta corajosa. In: GOMES, Nilma Lino; MARTINS, Aracy Alves. Afirmando Direitos: acesso e permanência de jovens negros na universidade. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006, p. 37-45.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Desigualdades sociais por cor ou raça no Brasil. ISBN: 9788524045134. 2019. Rio de Janeiro. V. 41, 12p. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/bibliotecacatalogo?view=detalhes&id=2101681. Acesso em: 16 jun. 2021.
Instituto Federal de Minas Gerais, campus Governador Valadares. Missão. 2016. Disponível em: https://www.ifmg.edu.br/governadorvaladares/institucional/missao. Acesso em: 09 jun. 2021.
______. Instrução Normativa IFMG nº 1, de 08 de julho de 2020. Estabelece e regulamenta a concessão de Auxílio de Inclusão Digital Emergencial, em razão da pandemia causada pela COVID-19.
_________. Lei n. 12.711, de 29 de agosto de 2012. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/_Ato2011-2014/2012/Lei/L12711.htm. Acesso em: 11 mai. 2019.
MACHADO, Vanessa. Lei de cotas no ensino superior e racismo institucional: conhecendo o trâmite legislativo da Lei 12.711/2012. 1ª ed. Jundiaí, SP: Paco Editorial, 2020.
MINAYO, M. C. de S. (Org.). Pesquisa social: Teoria, método e criatividade. 30. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
MOEHLECKE, Sabrina. Ação afirmativa: história e debates no Brasil. [S.l.] Cadernos de Pesquisa, n. 117, p. 197-217, nov. 2002. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/550/551. Acesso em: 05 mai. 2019.
MUNANGA, Kabengele. Políticas de ação afirmativa em benefício da população negra no Brasil: um ponto de vista em defesa de cotas. In: GOMES, Nilma Lino; MARTINS, Aracy Alves (Orgs.). Afirmando Direitos: acesso e permanência de jovens negros na universidade. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006, pág. 47-59.
NASCIMENTO, Ana Paula Leite; SOUZA, Fábio Kalil de; SIQUEIRA, Débora Lima. Assistência estudantil e processos de trabalho da equipe multidisciplinar no IFS - campus Lagarto. Cadernos Cajuína, v. 6, n. 3, p. 111-127. Disponível em: https://cadernoscajuina.pro.br/revistas/index.php/cadcajuina/article/view/496. Acesso em: 29 jul. 2021.
NASCIMENTO, Clara Martins do. Elementos conceituais para pensar a política de assistência estudantil na atualidade. In: FONAPRACE. Revista Comemorativa 25 anos: histórias, memórias e múltiplos olhares, Minas Gerais: UFU, PROEX, 2012, p. 147-157. Disponível em: http://www.proae.ufu.br/sites/proae.ufu.br/files/media/arquivo/revista_fonaprace_25_anos.pdf. Acesso em: 15 mar. 2023.
OLIVEIRA, G. E. de; OLIVEIRA, M. R. N. S. A permanência escolar e suas relações com a política de assistência estudantil. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 198-215, 2015. DOI 10.14244/198271991299. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1299. Acesso em: 6 mai. 2021.
_________. Resolução nº 09, de 03 de julho de 2020. Aprova a Política de Assistência Estudantil no âmbito do IFMG e revoga a Resolução nº 03/2019. IFMG, Belo Horizonte, jul. 2020. Disponível em: https://www.ifmg.edu.br/governadorvaladares/extensao/assistencia-estudantil/normas-e-regulamentos/resolucao-09_de-julho-2020_politica-de-assistencia-estudantil.pdf. Acesso em: 12 jun. 2021.
SOUZA; Daniele Graciane de. Acesso e permanência na UFPR: uma análise da política de assistência estudantil (2010 – 2014). Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2016. Disponível em: http://www.ppge.ufpr.br/dissertacoes%20m2016/M2016_Daniele%20Graciane%20de%20Souza.pdf. Acesso em: 01 ago. 2021.
Publicado
Versiones
- 15-05-2024 (2)
- 28-11-2023 (1)
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Saberes: Revista Interdisciplinaria de Filosofía y Educación
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.