Esta é uma versão desatualizada publicada em 28-11-2023. Leia a versão mais recente.

AVALIAÇÃO DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL E A PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES COTISTAS RACIAIS DO ENSINO TÉCNICO INTEGRADO DO INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS - CAMPUS GOVERNADOR VALADARES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n3ID32211

Palavras-chave:

Assistência estudantil; Cotas raciais; Permanência escolar; Ensino técnico

Resumo

Estudos que avaliam o impacto da assistência estudantil na garantia da permanência dos estudantes são importantes, uma vez que demonstram a efetividade da política. Quando essa análise é feita tendo como público específico os estudantes cotistas raciais, torna-se ainda mais relevante, pois esses estudantes, na sua trajetória de vida, sofrem com os efeitos do racismo, que muitas vezes os impedem de ascender socialmente e de ocupar espaços socialmente valorizados, majoritariamente ocupados por pessoas brancas. A pesquisa teve como objetivo compreender o impacto que a assistência estudantil exerce na permanência e formação educacional dos estudantes cotistas raciais no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), Campus Governador Valadares. Teve como público alvo os estudantes cotistas raciais dos segundos e terceiros anos do ensino médio técnico integrado. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa e de caráter exploratória, cujos instrumentos de coleta de dados foram análise documental, questionário e entrevista. Este estudo evidenciou que, além de garantir o ingresso do estudante negro na instituição de ensino, também é necessário garantir a ele a possibilidade de permanecer na instituição até a conclusão do seu curso. Os dados apresentados no artigo demonstram que a assistência estudantil auxilia nesse processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Cláudia de Azevedo Peixoto , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Formada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestre e Doutora em Psicologia pela UFRRJ. Atualmente é Professora Associada do Departamento de Psicologia na UFRRJ; Professora do Programa de Pós-graduação em Psicologia (PPGPSI) e Educação Agrícola (PPGEA); Coordenadora do LEVICA (Laboratório de Estudos sobre Violência contra Crianças e Adolescentes; Supervisora de Estágio. É membro do GT: Saúde mental e competências: avaliação, prevenção e tratamento (ANPEPP). Foi Coordenadora do Curso de Psicologia e já atuou como Coordenadora do Serviço de Psicologia Aplicada. Foi professora da graduação e pós-graduação na Universidade Estácio de Sá. Atuou como psicóloga na Prefeitura Municipal de Duque de Caxias na área da saúde. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Terapia Cognitivo-comportamental e Terapia do Esquema, atuando principalmente nos seguintes temas: prevenção e intervenção com crianças vítimas de violência, em comunidades vulneráveis, psicologia da assistência social, formação em psicologia e ansiedade infantil.

Lenício Dutra Marinho Júnior, Instituto Federal de Minas Gerais

Graduado em História pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (2004), mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2009) e doutor em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atual como professor efetivo do Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Governador Valadares. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: fronteira, paisagem e impactos socioambientais, educação e currículo, história regional.

Referências

ANDIFES. Plano Nacional de Assistência Estudantil. Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (FONAPRACE). Brasília, 2007. Disponível em: http://www.fonaprace.andifes.org.br/site/wp-content/uploads/2016/05/plano-nacional-de-assistc3aancia-estudantil-da-andifes3.pdf. Acesso em: 13 mai. 2021.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.

CARVALHO, José Jorge de. Ações afirmativas como base para uma aliança negro-branco-indígena contra a discriminação étinica e racial no brasil. In: GOMES, Nilma Lino; MARTINS, Aracy Alves. Afirmando Direitos: acesso e permanência de jovens negros na universidade. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006, pág. 61-96.

CHIZZOTTI, Antônio. A pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais: evolução e desafios. Revista Portuguesa de Educação, Universidade do Minho, Braga, Portugal, v. 16, n. 2, p. 221-236, 2003. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/374/37416210.pdf. Acesso em: 13 mar. 2023.

______. Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010. Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 20 jul. 2010. Seção 1, p. 5. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7234.htm. Acesso em: 12 jun. 2021.

______. Decreto nº 6.096, de 24 de abril de 2007. Institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação de Expansão das Universidades Federais - REUNI. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 abr. 2007. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6096.htm. Acesso em: 12 jun. 2021.

FONAPRACE. Revista Comemorativa 25 Anos: histórias, memórias e múltiplos olhares / Organizado pelo Fórum Nacional de Pró-reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis, coordenação, ANDIFES. – UFU, PROEX, 2012. Disponível em: http://www.proae.ufu.br/sites/proae.ufu.br/files/media/arquivo/revista_fonaprace_25_anos.pdf. Acesso em: 15 mar. 2023.

GOMES, Joaquim Benedito Barbosa; DA SILVA, Fernanda Duarte Lopes Lucas. As ações afirmativas e os processos de promoção da igualdade efetiva. Série Cadernos do CEJ, v. 24, p. 85-153. Disponível em: http://bradonegro.com/content/arquivo/11122018_205135.pdf. Acesso em: 10 mai. 2020.

GOMES, Nilma Lino. Ações afirmativas: dois projetos voltados para a juventude negra. In: SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e; SILVÉRIO, Valter Roberto (Orgs.). Educação e ações afirmativas: Entre a injustiça simbólica e a injustiça econômica. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2003, p. 217-243.

GOMES, Nilma Lino. Programa ações afirmativas UFMG: uma proposta corajosa. In: GOMES, Nilma Lino; MARTINS, Aracy Alves. Afirmando Direitos: acesso e permanência de jovens negros na universidade. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006, p. 37-45.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Desigualdades sociais por cor ou raça no Brasil. ISBN: 9788524045134. 2019. Rio de Janeiro. V. 41, 12p. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/bibliotecacatalogo?view=detalhes&id=2101681. Acesso em: 16 jun. 2021.

Instituto Federal de Minas Gerais, campus Governador Valadares. Missão. 2016. Disponível em: https://www.ifmg.edu.br/governadorvaladares/institucional/missao. Acesso em: 09 jun. 2021.

______. Instrução Normativa IFMG nº 1, de 08 de julho de 2020. Estabelece e regulamenta a concessão de Auxílio de Inclusão Digital Emergencial, em razão da pandemia causada pela COVID-19.

_________. Lei n. 12.711, de 29 de agosto de 2012. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/_Ato2011-2014/2012/Lei/L12711.htm. Acesso em: 11 mai. 2019.

MACHADO, Vanessa. Lei de cotas no ensino superior e racismo institucional: conhecendo o trâmite legislativo da Lei 12.711/2012. 1ª ed. Jundiaí, SP: Paco Editorial, 2020.

MINAYO, M. C. de S. (Org.). Pesquisa social: Teoria, método e criatividade. 30. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

MOEHLECKE, Sabrina. Ação afirmativa: história e debates no Brasil. [S.l.] Cadernos de Pesquisa, n. 117, p. 197-217, nov. 2002. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/550/551. Acesso em: 05 mai. 2019.

MUNANGA, Kabengele. Políticas de ação afirmativa em benefício da população negra no Brasil: um ponto de vista em defesa de cotas. In: GOMES, Nilma Lino; MARTINS, Aracy Alves (Orgs.). Afirmando Direitos: acesso e permanência de jovens negros na universidade. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006, pág. 47-59.

NASCIMENTO, Ana Paula Leite; SOUZA, Fábio Kalil de; SIQUEIRA, Débora Lima. Assistência estudantil e processos de trabalho da equipe multidisciplinar no IFS - campus Lagarto. Cadernos Cajuína, v. 6, n. 3, p. 111-127. Disponível em: https://cadernoscajuina.pro.br/revistas/index.php/cadcajuina/article/view/496. Acesso em: 29 jul. 2021.

NASCIMENTO, Clara Martins do. Elementos conceituais para pensar a política de assistência estudantil na atualidade. In: FONAPRACE. Revista Comemorativa 25 anos: histórias, memórias e múltiplos olhares, Minas Gerais: UFU, PROEX, 2012, p. 147-157. Disponível em: http://www.proae.ufu.br/sites/proae.ufu.br/files/media/arquivo/revista_fonaprace_25_anos.pdf. Acesso em: 15 mar. 2023.

OLIVEIRA, G. E. de; OLIVEIRA, M. R. N. S. A permanência escolar e suas relações com a política de assistência estudantil. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 198-215, 2015. DOI 10.14244/198271991299. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1299. Acesso em: 6 mai. 2021.

_________. Resolução nº 09, de 03 de julho de 2020. Aprova a Política de Assistência Estudantil no âmbito do IFMG e revoga a Resolução nº 03/2019. IFMG, Belo Horizonte, jul. 2020. Disponível em: https://www.ifmg.edu.br/governadorvaladares/extensao/assistencia-estudantil/normas-e-regulamentos/resolucao-09_de-julho-2020_politica-de-assistencia-estudantil.pdf. Acesso em: 12 jun. 2021.

SOUZA; Daniele Graciane de. Acesso e permanência na UFPR: uma análise da política de assistência estudantil (2010 – 2014). Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2016. Disponível em: http://www.ppge.ufpr.br/dissertacoes%20m2016/M2016_Daniele%20Graciane%20de%20Souza.pdf. Acesso em: 01 ago. 2021.

Publicado

28-11-2023

Versões

Como Citar

ROCHA MORAIS, G.; DE AZEVEDO PEIXOTO , A. C. .; DUTRA MARINHO JÚNIOR, L. . AVALIAÇÃO DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL E A PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES COTISTAS RACIAIS DO ENSINO TÉCNICO INTEGRADO DO INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS - CAMPUS GOVERNADOR VALADARES. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 23, n. 3, p. EE04, 2023. DOI: 10.21680/1984-3879.2023v23n3ID32211. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/32211. Acesso em: 22 nov. 2024.