v. 23 n. 3 (2023): Dossiê Filosofia da Educação e Modernidade

					Visualizar v. 23 n. 3 (2023): Dossiê Filosofia da Educação e Modernidade

O dossiê “Filosofia da Educação e Modernidade” agrega trabalhos na área da Filosofia da Educação que abrangem assuntos relacionados ao pensamento filosófico dos séculos XVII e XVIII que tratem do tema da Educação em sua relação com questões do conhecimento, da história, da política, da formação, da ética e da estética. Para além disso, ele conta com uma seção de artigos gerais que contempla trabalhos que se enquadram na linha editorial da resvista Saberes.

Publicado: 28-11-2023

Dossiê Filosofia da Educação e Modernidade

  • Apresentação do Dossiê

    Geraldo Freire de Lima
    AP1
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n3ID34592
  • AS LENTES DA ÉTICA ESPINOSANA SOBRE A DUALIDADE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

    Claudia Lima, Dinamara Garcia Feldens
    DS01
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n3ID32070
  • NOTAS SOBRE A FUNÇÃO PRAGMÁTICA DA AMIZADE NO PROCESSO EDUCATIVO KANTIANO

    Tomaz Martins da Silva Filho
    DS02
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n3ID32422
  • Educação em Direitos Humanos frente à ascensão de elementos totalitários

    Ana Santana Batista Farias, Antonio Basilio Novaes Thomaz de Menezes
    DS03
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n3ID32660
  • A TRÍADE “CABEÇA, CORAÇÃO E MÃOS” E A PROPOSTA DE UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL EM PESTALOZZI

    Alexsandro Melo Medeiros
    DS04
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n3ID32364

Filosofia

  • A EMANCIPAÇÃO BREVE PERCURSO HISTÓRICO-FILOSÓFICO DO CONCEITO E A SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO

    Maria Fernanda Mora Casasola
    FI01
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n3ID33957
  • ESTADO DE NATUREZA, CONTRATO SOCIAL E ELOQUÊNCIA NA FILOSOFIA POLÍTICA DE THOMAS HOBBES

    Lélio Braga, Maria Gilvania da Silva Alvez, Aline Nascimento Braga, Shirsley Joany dos Santos da Silva, Carlos Alberto Brito da Silva Júnior, Alessandra Nascimento Braga
    FI02
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n3ID33580

Educação e Ensino

  • Desafios e necessidades de uma ecosofia no território escolar

    Rudinei Cogo Moor, Priscila de Melo Zubiaurre
    EE01
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n3ID33379
  • BNCC E BNC DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) E AS INFERÊNCIAS NA FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA UFC

    Carlos Átila Lima dos Santos, Antônio Jansen Fernandes da Silva, Dirlene Almeida Ferreira, Esterlandia Souza Castro, Maria Eleni Henrique da Silva
    EE02
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n3ID33331
  • A BRINCADEIRA COMO ESPAÇO DE REFLEXÃO DIALÓGICA E FILOSÓFICA SOBRE CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

    Luciana Flor Correa Felipe
    EE03
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n3ID32586
  • AVALIAÇÃO DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL E A PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES COTISTAS RACIAIS DO ENSINO TÉCNICO INTEGRADO DO INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS - CAMPUS GOVERNADOR VALADARES

    Graciele Rocha Morais, Ana Cláudia de Azevedo Peixoto , Lenício Dutra Marinho Júnior
    EE04
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n3ID32211

Ensaios

  • ECOLOGIA DOS SABERES A INTERDISCIPLINARIDADE PARA PENSAR A EDUCAÇÃO E SEUS DIÁLOGOS

    Juliana Janaina Tavares Nóbrega
    EN01
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n3ID32405

Relatos de experiências

Surdidade em foco

  • PRODUÇÕES LITERÁRIAS ADAPTADAS À COMUNIDADE SURDA ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO DE CRIANÇAS E JOVENS.

    Gildete da S. Amorim Mendes Francisco, Ana Regina e Souza Campello
    SU01
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n3ID33151

Filosofia e linguagens

  • DO SENICÍDIO AO ÄTTESTUPA MODERNO O DISCURSO AO REDOR DA FÉ E DA MORTE

    Fábio Marques de Souza, Déborah Letícia Ferreira Souza
    FILI01
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n3ID33504

Ensino e tecnologia educacional

  • A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA UMA REVISÃO DE LITERATURA

    Camilla Munay, Ilane Ferreira Cavalcante, Elizama das Chagas Lemos
    ETE1
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n3ID33650

Artigos (interdisciplinar)