v. 23 n. 3 (2023): Dossiê Filosofia da Educação e Modernidade

					Visualizar v. 23 n. 3 (2023): Dossiê Filosofia da Educação e Modernidade

O dossiê “Filosofia da Educação e Modernidade” agrega trabalhos na área da Filosofia da Educação que abrangem assuntos relacionados ao pensamento filosófico dos séculos XVII e XVIII que tratem do tema da Educação em sua relação com questões do conhecimento, da história, da política, da formação, da ética e da estética. Para além disso, ele conta com uma seção de artigos gerais que contempla trabalhos que se enquadram na linha editorial da resvista Saberes.

Publicado: 28-11-2023

Dossiê Filosofia da Educação e Modernidade

  • Apresentação do Dossiê

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n3ID34592
    Geraldo Freire de Lima
    AP1
  • AS LENTES DA ÉTICA ESPINOSANA SOBRE A DUALIDADE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n3ID32070
    Claudia Lima, Dinamara Garcia Feldens
    DS01
  • NOTAS SOBRE A FUNÇÃO PRAGMÁTICA DA AMIZADE NO PROCESSO EDUCATIVO KANTIANO

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n3ID32422
    Tomaz Martins da Silva Filho
    DS02
  • Educação em Direitos Humanos frente à ascensão de elementos totalitários

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n3ID32660
    Ana Santana Batista Farias, Antonio Basilio Novaes Thomaz de Menezes
    DS03
  • A TRÍADE “CABEÇA, CORAÇÃO E MÃOS” E A PROPOSTA DE UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL EM PESTALOZZI

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n3ID32364
    Alexsandro Melo Medeiros
    DS04

Filosofia

  • A EMANCIPAÇÃO BREVE PERCURSO HISTÓRICO-FILOSÓFICO DO CONCEITO E A SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n3ID33957
    Maria Fernanda Mora Casasola
    FI01
  • ESTADO DE NATUREZA, CONTRATO SOCIAL E ELOQUÊNCIA NA FILOSOFIA POLÍTICA DE THOMAS HOBBES

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n3ID33580
    Lélio Braga, Maria Gilvania da Silva Alvez, Aline Nascimento Braga, Shirsley Joany dos Santos da Silva, Carlos Alberto Brito da Silva Júnior, Alessandra Nascimento Braga
    FI02

Educação e Ensino

  • Desafios e necessidades de uma ecosofia no território escolar

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n3ID33379
    Rudinei Cogo Moor, Priscila de Melo Zubiaurre
    EE01
  • BNCC E BNC DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) E AS INFERÊNCIAS NA FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA UFC

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n3ID33331
    Carlos Átila Lima dos Santos, Antônio Jansen Fernandes da Silva, Dirlene Almeida Ferreira, Esterlandia Souza Castro, Maria Eleni Henrique da Silva
    EE02
  • A BRINCADEIRA COMO ESPAÇO DE REFLEXÃO DIALÓGICA E FILOSÓFICA SOBRE CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n3ID32586
    Luciana Flor Correa Felipe
    EE03
  • AVALIAÇÃO DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL E A PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES COTISTAS RACIAIS DO ENSINO TÉCNICO INTEGRADO DO INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS - CAMPUS GOVERNADOR VALADARES

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n3ID32211
    Graciele Rocha Morais, Ana Cláudia de Azevedo Peixoto , Lenício Dutra Marinho Júnior
    EE04

Ensaios

  • ECOLOGIA DOS SABERES A INTERDISCIPLINARIDADE PARA PENSAR A EDUCAÇÃO E SEUS DIÁLOGOS

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n3ID32405
    Juliana Janaina Tavares Nóbrega
    EN01

Relatos de experiências

Surdidade em foco

  • PRODUÇÕES LITERÁRIAS ADAPTADAS À COMUNIDADE SURDA ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO DE CRIANÇAS E JOVENS.

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n3ID33151
    Gildete da S. Amorim Mendes Francisco, Ana Regina e Souza Campello
    SU01

Filosofia e linguagens

  • DO SENICÍDIO AO ÄTTESTUPA MODERNO O DISCURSO AO REDOR DA FÉ E DA MORTE

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n3ID33504
    Fábio Marques de Souza, Déborah Letícia Ferreira Souza
    FILI01

Ensino e tecnologia educacional

  • A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA UMA REVISÃO DE LITERATURA

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n3ID33650
    Camilla Munay, Ilane Ferreira Cavalcante, Elizama das Chagas Lemos
    ETE1

Artigos (interdisciplinar)