DIREITOS HUMANOS: DO CONTRATUALISMO DE HOBBES ATÉ UMA NECESSIDADE DE FUNDAMENTAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS.

Autores/as

  • Rodrigo Toaldo Cappellari FISUL

Resumen

O presente artigo pretende proporcionar uma reflexão cronológica acerca dos direitos humanos, tendo como premissa a filosofia de Thomas Hobbes acerca da concepção de Ser Humano, Estado de Natureza e Direito Natural, passando-se para a necessidade de constituição do Estado para se viver em sociedade, com o conseqüente surgimento do Direito Positivo e suas peculiaridades, para então se focar na questão de efetividade dos direitos humanos, analisando-se os aspectos filosóficos e culturais em contraste com o cumprimento de normas positivadas, para ao fim concluir sobre a necessidade de se fundamentar os direitos humanos para uma efetiva implantação dos mesmos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rodrigo Toaldo Cappellari, FISUL

Advogado, Professor dos Cursos de Administração de Empresas, Ciências Contábeis e Serviço Social da Faculdade de Integração do Ensino Superior do Conesul – FISUL. FACEBG Bacharel em Administração de Empresas pela Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves – FACEBG, Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade de Caxias do Sul – UCS, Especialista em Marketing pela Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves - FACEBG, Cursando Especialização em Direito Público pela Escola Superior da Magistratura Federal – ESMAFE/RS, Mestre em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, Membro do Grupo de Estudos Fundamentação Ética dos Direitos Humanos – UNISINOS

Publicado

03-11-2014

Cómo citar

CAPPELLARI, R. T. DIREITOS HUMANOS: DO CONTRATUALISMO DE HOBBES ATÉ UMA NECESSIDADE DE FUNDAMENTAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS. Saberes: Revista Interdisciplinaria de Filosofía y Educación, [S. l.], n. 10, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/5645. Acesso em: 22 jul. 2024.