EDUCAÇÃO NO DOMÍNIO ESCOLAR: PALCO DA DIVERSIDADE OU INSTÂNCIA GERADORA DE PRECONCEITOS?

Autores/as

  • Fabiana Pelinson

Resumen

O presente artigo discute, inicialmente, as conceituações de cultura, educação e escola. A partir da inter-relação entre esses conceitos, articula-se a educação no âmbito escolar e o constante processo de (re)produção de preconceitos. Para isso, utiliza-se a pesquisa bibliográfica como método, utilizando das considerações de teóricos como Crochík (1995), Adorno (2000), Lopes (1999), Forquin (1993), entre outros. Conclui-se que a educação escolar, quando voltada a uma autorreflexão crítica e ao desenvolvimento da solidariedade e da cooperação, pode desencadear processos de desconstrução de preconceitos. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fabiana Pelinson

Mestra em Comunicação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) na linha de pesquisa "Comunicação, educação e formações socioculturais", Bacharela em Comunicação Social - habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e membro do Grupo de Pesquisa Mídia, Linguagem e Educação (Meduc).

Publicado

31-03-2016

Cómo citar

PELINSON, F. EDUCAÇÃO NO DOMÍNIO ESCOLAR: PALCO DA DIVERSIDADE OU INSTÂNCIA GERADORA DE PRECONCEITOS?. Saberes: Revista Interdisciplinaria de Filosofía y Educación, [S. l.], n. 13, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/8303. Acesso em: 26 dic. 2024.

Número

Sección

Fundamentos de la Educación y la Enseñanza