A reforma do ensino médio brasileiro e o lugar da filosofia na Lei 13.415/17

Autores

  • Antonio Basilio Novaes T. de Menezes
  • Roberto Ribeiro Silva UFRN- Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2018v18n2ID15268

Resumo

O presente estudo elaborado é baseado em um levantamento e revisão bibliográfica. Tem o intuito de entender em que medida a não obrigatoriedade da disciplina de Filosofia dentro das políticas de Estado, pode representar a negação de conteúdos de profunda relevância a formação para a cidadania e consequentemente emancipação de jovens e crianças escolarizados. Neste sentido, relacionou os conceitos da reflexão política de alguns pensadores em vista de fornecer elementos e categorias de análises aos pesquisadores no campo educacional, mais especificamente, ligados à Filosofia na escola e sua “importância” na atual política de Estado. A partir das análises, nossos resultados nos mostram que tal reforma, tem se mostrado como política ideológica intencionada de uma classe ao controle social em detrimento a outra.

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Publicado

22-09-2018

Como Citar

NOVAES T. DE MENEZES, A. B.; SILVA, R. R. A reforma do ensino médio brasileiro e o lugar da filosofia na Lei 13.415/17. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 18, n. 2, 2018. DOI: 10.21680/1984-3879.2018v18n2ID15268. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/15268. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos da Educação e Ensino