IMAGEM E PESCADORES COSTEIROS. A VISUALIDADE COMO ELEMENTO ARTICULADOR DO RECONHECIMENTO DE SI E DE AFETOS EM CONTEXTO DE PESQUISA DE CAMPO NUMA SOCIEDADE COSTEIRA – O CASO DE BAÍA FORMOSA, RIO GRANDE DO NORTE, BRASIL IMAGE AND COASTAL FISHERMEN. VISUALITY AS ARTICULATOR ELEMENT OF SELF-RECOGNITION AND AFFECTION IN FIELDWORK CONTEXT IN A COASTAL SOCIETY – THE CASE OF BAÍA FORMOSA, RIO GRANDE DO NORTE, BRAZIL
DOI:
https://doi.org/10.21680/2238-6009.2016v1n47ID11649Palabras clave:
Imagem fotográfi ca. Reconhecimento. Antropologia visualResumen
Este artigo tem como interesse discutir a imagem como elemento cambiador de afetos
e reconhecimento de si entre pesquisador e interlocutores ocorridos durante a pesquisa
de doutoramento em Sociologia. Esta pesquisa de campo deu-se no município de
Baía Formosa localizado no Rio Grande do Norte, importante produtor de pescado do
Estado. Durante o fi eldwork foi realizada uma exposição fotográfi ca na Colônia de Pescadores
local, onde os comunitários puderam observar, contemplar e interpretar as imagens
que retratavam o cotidiano da comunidade. Sentimentos socialmente construídos
como alegria, orgulho, surpresa e gratidão puderam ser observados entre os visitantes
da exposição, o que ocasionou eventos singulares para análise antropológica no campo
da imagem, a saber, a apropriação dos múltiplos sentidos em jogo pelos visitantes e
analisados pela démarche do reconhecimento de si, do outro e a dimensão cultural da
memória social. Pode-se afi rmar que as imagens oferecem que as imagens ofereceram
subsídios para estabelecer vínculos de reconhecimento entre pesquisador e os comunitários.
As imagens produzidas em campo retratavam o cotidiano do mundo da pesca,
a descrição da cultura costeira, como objetos de trabalho, embarcações, festividade
religiosa e relações familiares e de vicinalidade. Entende-se, a partir do estudo do caso
aqui mencionado, que as imagens produzidas em campo foram elementos interessantes
na construção de reconhecimentos entre pesquisador e nativos, no sentido de elaborar
afetividades – emoções – entre os agentes envolvidos.