Exclusão e pós-verdade na narrativa de si de Leila Cravo no podcast “Leila”
DOI:
https://doi.org/10.21680/2674-6131.2025v7n1ID37622Palabras clave:
Leila Cravo, Podcast Leila, True CrimeResumen
Este artigo tem por objetivo analisar a narrativa de si da atriz e apresentadora Leila Cravo, sobre o acontecimento de sua quase morte em 1975, quando foi encontrada ferida e desacordada em uma rodovia, próximo um famoso motel do Rio de Janeiro. Tal acontecimento recebeu ampla repercussão por parte dos veículos midiáticos, o que mobilizou a opinião pública com relação à jovem, que teve sua carreira afetada pelo julgamento da sociedade. Como material de análise. serão observadas sequências enunciativas de auto relatos de Leila exibidos no podcast “Leila”, disponível na plataforma “Globoplay”. A análise e discussões são guiadas pelos Estudos Discursivos Foucaultianos, mais precisamente pelos procedimentos de controle do discurso, conforme Michel Foucault, bem como pelo conceito de pós-verdade de Christian Dunker, de modo a compreender como Leila se descrevia, e como se sentia afetada profissional e pessoalmente com o acontecimento e sua repercussão. Assim, almeja-se compreender melhor o funcionamento discursivo da opinião pública, em geral machista, sobre as mulheres de destaque, e explicitar como certas ferramentas de exclusão e silenciamento podem agir na sociedade.
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