REFLEXÕES SOBRE A EXPRESSÃO DA MODALIDADE DEÔNTICA PARA O ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA
DOI:
https://doi.org/10.21680/2674-6131.2021v3n1ID24624Palavras-chave:
Funcionalismo Linguístico. Modalidade Deôntica. Ensino de E/LE. Editorial.Resumo
Sabendo-se que, para Hengeveld e Mackenzie (2008), a modalidade deôntica diz respeito às regras e às normas de conduta de âmbito legal, moral e social, pautamos nosso trabalho na descrição e análise desta categoria a partir do gênero jornalístico editorial, e sua contribuição para o ensino de Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE). Baseamo-nos, portanto, na descrição e análise dos modalizadores que o falante emprega para a modalização deôntica no gênero editorial e dos possíveis efeitos de sentido pretendidos para refletirmos sobre as contribuições da perspectiva funcionalista no ensino de língua espanhola. Enquanto o aparato teórico do funcionalismo holandês nos dá o suporte necessário para realizarmos a descrição e análise linguística da modalidade deôntica, a perspectiva funcionalista para o ensino de língua nos auxilia nas possíveis estratégias de caráter comunicativo pautadas no uso real. Por fim, ponderamos que seja profícua a relação entre a descrição e análise de uma dada língua e o ensino, uma vez que aquela fornece os subsídios necessários, no âmbito teórico, sobre a categoria linguística estudada e a construção discursiva no editorial, de forma a auxiliar professores e alunos no entendimento das expressões utilizadas pelo falante ao manifestar obrigações, permissões e proibições.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Saridh – Linguagem e Discurso
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.