Autoria e ethos do artista de rua

o caso Banksy

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2674-6131.2021v3n2ID26373

Palavras-chave:

Ethos, Autoria, Arte de Rua, Banksy

Resumo

Resumo: Conceituar de forma definitiva palavras que representam fenômenos tão heterogêneos como “arte”, ainda que de difícil tarefa, é pauta constante nos debates das ciências humanas. Nesse ínterim, estereótipos surgem com certa naturalidade, especialmente em movimentos que não figuram entre os meios mais tradicionais. Isto posto, o presente trabalho demonstrará como a obra de artistas de rua poder ser enquadrados nos conceitos de autoria e ethos, propostos por Dominique Maingueneau nos estudos da análise do discurso francesa. Buscou-se demonstrar que o aparato teórico metodológico apresentado é capaz de trazer enunciados não-textuais para os estudos discursivos das obras de arte conhecidas como grafite ou street art. Como corpus representativo para a análise foram trazidos dois grafites realizados por Banksy, um dos nomes mais conhecidos do segmento de street art no mundo. Por meio da dos enquadramentos teóricos de Maingueneau, foi colocada que a identidade esquiva e sem uma imagem diretamente ligada a um artista do grafite, ainda assim, apresentam um ethos, cuja corporalidade é manifestada pelo opus e a autoria é determinável pela sua assinatura artística.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jair Ferrari Júnior, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP

Mestrando em Linguística, na linha de pesquisa da Análise do Discurso francesa pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP. Especialista em Direito Constitucional Aplicado pela Faculdade Dámásio de Jesus - SP (2016). Graduação em Direito pela União das Faculdades dos Grandes Lagos - São José do Rio Preto - SP (2015). Atua como advogado no contencioso Cível e Criminal desde 2015. Pesquisa nas áreas de Análise do Discurso, Antropologia Social, Direitos Humanos e Direito Constitucional. 

Downloads

Publicado

13-12-2021

Como Citar

FERRARI JÚNIOR, J. Autoria e ethos do artista de rua: o caso Banksy. Revista Saridh – Linguagem e Discurso, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 19, 2021. DOI: 10.21680/2674-6131.2021v3n2ID26373. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/RevSaridh/article/view/26373. Acesso em: 19 abr. 2024.