A Recepção de Marcel Proust no Brasil: uma perspectiva a partir da teoria de Jauss

Autores

  • Helio Dias Furtado Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar a recepção que o romance Em busca do tempo perdido do escritor francês Marcel Proust recebeu nas páginas do suplemento literário Letras e Artes do jornal carioca A Manhã. Para alcançar tal objetivo, apresentamos a Estética da Recepção do teórico alemão Hans Robert Jauss, onde vemos as sete teses que constituem sua teoria bem como conceitos fundamentais como horizonte de expectativas e distância estética. A etapa seguinte será uma contextualização político-cultural do suplemento literário do jornal A Manhã, o que ajudará no entendimento do momento histórico que o Brasil vivia e no qual o romance francês chegou ao nosso país. Essa definição do momento político-cultural do país é imprescindível para um entendimento do horizonte de expectativas na recepção de uma obra literária de acordo com a teoria de Jauss. No levantamento do material publicado no jornal, veremos não apenas artigos de crítica literária, mas também resenhas, textos diversos e textos do próprio Proust que foram publicados no suplemento. Concluímos que a recepção do romance francês revela como a cultura da França ainda era influente naquele momento da história do Brasil e, também, que o tipo de crítica literária que predomina naquele momento era diferente do que se estabeleceria posteriormente. Nesse sentido, veremos que os nossos críticos avaliavam uma obra literária procurando se orientar por valores estritamente estéticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helio Dias Furtado, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professor Associado do Departamento de Letras do Centro de Ensino Superior do Seridó da UFRN. Graduado em Letras pela UFRN E MestrE e doutor em Língua Inglesa e Literatura Correspondente pela UFSC.

Downloads

Publicado

13-12-2021

Como Citar

FURTADO, H. D. A Recepção de Marcel Proust no Brasil: uma perspectiva a partir da teoria de Jauss. Revista Saridh – Linguagem e Discurso, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 21, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/RevSaridh/article/view/26640. Acesso em: 4 fev. 2023.