Dialogismo em cartaz
perspectiva para o letramento crítico
DOI:
https://doi.org/10.21680/2674-6131.2022v4n2ID30167Palavras-chave:
relação dialógica, cartaz, letramento crítico, educação críticaResumo
Pretende-se, no presente artigo, realizar uma análise do gênero cartaz, utilizado em uma manifestação a favor da educação e contrária a mudanças e cortes de recursos feitos pelo atual governo, ocorridas no mês de maio de 2019. Nesse sentido, situado no campo da Linguística Aplicada, o intuito desse trabalho é investigar como os discursos articulam-se nos cartazes, levando em consideração o dialogismo bakhtiniano, e como eles podem contribuir para o letramento crítico. Em face disso, o trabalho fundamenta-se na concepção de Dialogismo (BAKHTIN; 2000, 2016), no conceito de Letramentos Críticos (KLEIMAN, 1995; ANDRADE, 2016; SANTOS, 2016) e na Educação Crítica (FREIRE & SHOR, 2008). Metodologicamente, o corpus da análise foi constituído por cartazes usados durante manifestações na cidade do Natal-RN. Para explicitar as relações dialógicas envolvidas na produção desses discursos, analisamos também algumas matérias da esfera jornalística que vincularam informações que dialogam com os enunciados dos cartazes. Como resultados, constatamos que as relações dialógicas, construídas por meio dos cartazes analisados, foram estabelecidas por meio de retomadas e ressignificações de termos como “fake news” e “mito”. Tais ressignificações só foram possíveis a partir de uma postura crítica dos interlocutores que produziram e expuseram seus cartazes no contexto da manifestação.
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