Sentidos sobre aprender e avaliar no ensino remoto emergencial

Autores

  • Maria Niedja Pereira Martins Universidade Federal do Rio Grande do Norte – Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó.

DOI:

https://doi.org/10.21680/2674-6131.2022v4n2ID30213

Palavras-chave:

Ensino Remoto Emergencial, Ensino Superior, Avaliação da Aprendizagem

Resumo

Este texto apresenta reflexões sobre os sentidos de aprender e avaliar que foram construídos por estudantes de vários cursos de licenciatura no contexto de Ensino Remoto Emergencial, na disciplina de Avaliação da Aprendizagem na Universidade Federal de Pernambuco no ano de 2021. Para esse estudo, optou-se por uma análise de dados temático-categorial de Bardin. Os resultados sugerem que os alunos construíram novos significados em torno do Ensino Remoto Emergencial, a partir de experiências proveitosas de aprendizagens associadas a práticas docentes empáticas e horizontais e baseadas em conhecimentos técnicos e teóricos sobre o ensinar por meio de tecnologias. As análises dos dados indicaram que é importante que os alunos estejam abertos a vivenciar novas experiências, partilhar suas impressões e assumir verdadeiramente responsabilidades sobre o seu processo de aprendizagem. A partir do desenvolvimento da disciplina de Avaliação da Aprendizagem, os estudantes também puderam ampliar suas formas de pensar sobre avaliação, estabelecendo relações com as dimensões políticas, humanas, pedagógicas e técnicas.

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Publicado

26-12-2022

Como Citar

PEREIRA MARTINS, M. N. Sentidos sobre aprender e avaliar no ensino remoto emergencial. Revista Saridh – Linguagem e Discurso, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 33–47, 2022. DOI: 10.21680/2674-6131.2022v4n2ID30213. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/RevSaridh/article/view/30213. Acesso em: 21 dez. 2024.