MARCAS DISCURSIVO-ENUNCIATIVAS EM PUBLICIDADES COM CRIANÇAS NO JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO

Autores

  • Luciana Maria Aquino UFPI e UFBA

DOI:

https://doi.org/10.21680/2674-6131.2023v5n1ID32077

Resumo

Este estudo versa sobre aspectos linguístico-discursivos presentes em publicidades do Jornal Folha de São Paulo, tendo como objetivo principal analisar as marcas discursivo-enunciativas nas publicidades em que constam crianças a partir de um recorte temporal. A perspectiva teórica adotada baseia-se na Teoria Semiolinguística do Discurso de Patrick Charaudeau (2008) e nas contribuições de teóricos, como Mainguenau (2004), Montigneaux (2003), Costa (2010), dentre outros que nos auxiliaram no entendimento do texto publicitário como atividade enunciativa e na reflexão sobre o uso de imagens de crianças nesse tipo de texto. O corpus dessa pesquisa de cunho qualitativo e interpretativo se constitui em quatro publicidades selecionadas a partir de uma perspectiva histórica, tendo como referência as décadas de 1930, 1950, 1970 e 2000 e que nas quais aparecem crianças, a fim de que fosse possível observar o comportamento dos sujeitos da linguagem no âmbito da enunciação publicitária ao longo do período selecionado. A pesquisa demonstrou a presença constante de infantes nas publicidades do jornal ao longo das décadas, entretanto, tal presença se reconfigura na cena enunciativa em consequência da dinâmica histórico-social que provoca mudanças que vão além dos aspectos visuais, mas também na forma como o sujeito enunciador se manifesta na interação verbal.

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Publicado

23-08-2023

Como Citar

AQUINO, L. M. MARCAS DISCURSIVO-ENUNCIATIVAS EM PUBLICIDADES COM CRIANÇAS NO JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO . Revista Saridh – Linguagem e Discurso, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 26–45, 2023. DOI: 10.21680/2674-6131.2023v5n1ID32077. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/RevSaridh/article/view/32077. Acesso em: 23 nov. 2024.