MARCAS DISCURSIVO-ENUNCIATIVAS EM PUBLICIDADES COM CRIANÇAS NO JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO
DOI:
https://doi.org/10.21680/2674-6131.2023v5n1ID32077Resumo
Este estudo versa sobre aspectos linguístico-discursivos presentes em publicidades do Jornal Folha de São Paulo, tendo como objetivo principal analisar as marcas discursivo-enunciativas nas publicidades em que constam crianças a partir de um recorte temporal. A perspectiva teórica adotada baseia-se na Teoria Semiolinguística do Discurso de Patrick Charaudeau (2008) e nas contribuições de teóricos, como Mainguenau (2004), Montigneaux (2003), Costa (2010), dentre outros que nos auxiliaram no entendimento do texto publicitário como atividade enunciativa e na reflexão sobre o uso de imagens de crianças nesse tipo de texto. O corpus dessa pesquisa de cunho qualitativo e interpretativo se constitui em quatro publicidades selecionadas a partir de uma perspectiva histórica, tendo como referência as décadas de 1930, 1950, 1970 e 2000 e que nas quais aparecem crianças, a fim de que fosse possível observar o comportamento dos sujeitos da linguagem no âmbito da enunciação publicitária ao longo do período selecionado. A pesquisa demonstrou a presença constante de infantes nas publicidades do jornal ao longo das décadas, entretanto, tal presença se reconfigura na cena enunciativa em consequência da dinâmica histórico-social que provoca mudanças que vão além dos aspectos visuais, mas também na forma como o sujeito enunciador se manifesta na interação verbal.
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