GÊNERO, SEXUALIDADE E RELAÇÕES DE PODER
UMA ANÁLISE DO REFERENCIAL CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO POTIGUAR
DOI:
https://doi.org/10.21680/2674-6131.2023v5n1ID32616Resumo
A temática do gênero e sexualidade se mostra cada vez mais relevante, considerando o fortalecimento dos espaços de luta e resistência na atualidade. A escola, enquanto instituição que exerce controle sobre os corpos através da disciplinarização, deve estar atenta à essas questões e promover oportunidades iguais para os mais diversos estudantes. Sob essa perspectiva, este artigo tem como objetivo analisar o discurso produzido no Referencial Curricular do Ensino Médio Potiguar, no tocante à temática do gênero e sexualidade, como um dos Temas Contemporâneos Transversais, relacionando as relações de poder na construção dos sentidos e das vontades de verdade. Para tanto, utilizamos a Análise do Discurso como aporte teórico a partir dos estudos de Foucault (1988, 1995, 1998, 2004, 2008). Trata-se de um trabalho descritivo-interpretativo de caráter qualitativo. Usamos o método arqueogenelógico para análise do discurso que tem como corpus enunciados extraídos do Referencial Curricular do Ensino Médio Potiguar, documento normativo que orienta a práxis didático-pedagógica, formulado a partir da reforma do Ensino Médio. A análise nos permitiu constatar que a temática emerge nos Temas Contemporâneos Transversais do documento como estratégias de biopoder e regulamentação dos temas que envolvem à sexualidade no contexto escolar.
Palavras-chave: Gênero. Sexualidade. Relações de poder. Ensino Médio Potiguar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Saridh – Linguagem e Discurso
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.