O PRECONCEITO CORINTIANO EVIDENCIADO NOS DISCURSOS TELEVISIVOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2674-6131.2023v5n2ID34239

Palavras-chave:

Funcionamento discursivo. Discurso jornalístico. Estereótipo Corintiano.

Resumo

 

Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo analisar o funcionamento discursivo a partir do que é posto em circulação, em dois programas televisivos, acerca do estereótipo corintiano, a fim de analisar as filiações discursivas. A pesquisa tem como corpus recortes de duas matérias televisavas que tratam sobre acontecimentos desportivos, voltados ao Sport Club Corinthians Paulista, de modo a que, em uma, focada na questão esportiva e outra voltada ao jornalismo expositivo, ou seja, parte da exposição de uma situação que envolva os adeptos ao clube a partir de alguma situação vivenciada. Para isso, nos atemos ao aporte teórico da Análise de Discurso de linha francesa, fundada por Michel Pêcheux. Para a Análise de Discurso, o discurso jornalístico, como qualquer outro, não se enquadra apenas como um transmissor de informação menos desinteressado, ou seja, os discursos jornalísticos são, também, atravessados pela Ideologia e têm seus sentidos já estabelecidos ideologicamente, afinal são (re)produzidos por sujeitos. Portanto, a partir das sequências discursivas selecionadas e organizadas durante este artigo, analisamos o funcionamento discursivo a fim de evidenciar a regularidade discursiva que rege e cristaliza uma memória social que fere direitos básicos dos adeptos ao Corinthians, colocando em evidência uma formação discursiva preconceituosa.

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Publicado

01-02-2024

Como Citar

RODRIGUES, L. A.; SCHULZ, R. T. . O PRECONCEITO CORINTIANO EVIDENCIADO NOS DISCURSOS TELEVISIVOS. Revista Saridh – Linguagem e Discurso, [S. l.], v. 5, n. 2, 2024. DOI: 10.21680/2674-6131.2023v5n2ID34239. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/RevSaridh/article/view/34239. Acesso em: 16 jul. 2024.