O PRECONCEITO CORINTIANO EVIDENCIADO NOS DISCURSOS TELEVISIVOS
DOI:
https://doi.org/10.21680/2674-6131.2023v5n2ID34239Palavras-chave:
Funcionamento discursivo. Discurso jornalístico. Estereótipo Corintiano.Resumo
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo analisar o funcionamento discursivo a partir do que é posto em circulação, em dois programas televisivos, acerca do estereótipo corintiano, a fim de analisar as filiações discursivas. A pesquisa tem como corpus recortes de duas matérias televisavas que tratam sobre acontecimentos desportivos, voltados ao Sport Club Corinthians Paulista, de modo a que, em uma, focada na questão esportiva e outra voltada ao jornalismo expositivo, ou seja, parte da exposição de uma situação que envolva os adeptos ao clube a partir de alguma situação vivenciada. Para isso, nos atemos ao aporte teórico da Análise de Discurso de linha francesa, fundada por Michel Pêcheux. Para a Análise de Discurso, o discurso jornalístico, como qualquer outro, não se enquadra apenas como um transmissor de informação menos desinteressado, ou seja, os discursos jornalísticos são, também, atravessados pela Ideologia e têm seus sentidos já estabelecidos ideologicamente, afinal são (re)produzidos por sujeitos. Portanto, a partir das sequências discursivas selecionadas e organizadas durante este artigo, analisamos o funcionamento discursivo a fim de evidenciar a regularidade discursiva que rege e cristaliza uma memória social que fere direitos básicos dos adeptos ao Corinthians, colocando em evidência uma formação discursiva preconceituosa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Saridh – Linguagem e Discurso
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.