IDENTIDADE CAPIXABA EM MÚSICAS DE ARTISTAS LOCAIS
UM LEVANTAMENTO VARIACIONISTA SEMÂNTICO-LEXICAL, GRAMATICAL E DISCURSIVO
DOI:
https://doi.org/10.21680/2674-6131.2024v6n1ID36221Palavras-chave:
Terceira onda variacionista, Discursos sobre identidade capixaba, Músicos capixabas, Levantamento semântico-lexical e gramatical, Fenômenos variáveisResumo
Considerando a epistemologia dos estudos de terceira onda variacionista, o objetivo desta investigação é fazer um levantamento semântico-lexical e gramatical, em músicas de artistas capixabas, de marcas típicas de uma certa identidade linguístico-cultural local, conforme (certo) imaginário social e conforme resultados de pesquisas variacionistas labovianas, sobre 11 fenômenos. Objetiva-se ainda analisar se uma (ou mais de uma) certa identidade capixaba é construída nos discursos evocados pelas músicas e como isso ocorre. Metodologicamente, a investigação é qualitativa, de cunho interpretativista, bibliográfica e documental, com análise de 10 artistas capixabas e 12 músicas, considerando os mais tocados em 2022, na plataforma Spotify. Após análise, identificamos que: (a) a maioria dos fenômenos (oito) segue as mesmas tendências de uso já identificadas em pesquisas variacionistas prévias, em terras capixabas, embora essas tendências não sejam exclusivas dessa cultura, mas tendências nacionais de uso, o que inviabiliza a projeção de uma identidade linguístico-cultural destacadamente capixaba; (b) alguns fenômenos (três), contudo, não seguem as tendências captadas, incluindo aí o fenômeno que, mais significativamente, tem sido apontado como marca capixaba – ausência ou presença de artigo diante de antropônimos e possessivos. Em geral, não se verificou, no corpus, portanto, a disposição para projeção/construção de identidade(s) marcadamente capixaba(s).
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