EMPODERAMENTO E SUBVERSÃO

UMA ANÁLISE PÓS-COLONIAL DA LETRA '100% FEMINISTA (PART. KAROL CONKÁ)' DE MC CAROL À LUZ DA LEI N°11.340/2006

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2674-6131.2024v6n1ID36432

Resumo

O estudo examina a música ‘100% Feminista’ de MC Carol, destacando-a como um manifesto empoderador que confronta a violência contra a mulher, além dos estereótipos de gênero e raça. Utilizando as teorias da interseccionalidade (Akotirene, 2019) e de autores do Pós-Colonial, o artigo explora as conexões entre diferentes formas de opressão e as estratégias de resistência presentes na letra da canção. A metodologia baseia-se em pesquisa bibliográfica, dialogando com a Lei Maria da Penha para contextualizar a discussão. Os resultados do estudo apontam para críticas contundentes à violência e à invisibilidade das mulheres marginalizadas, enfatizando a importância da proteção e do empoderamento feminino. A discussão evidencia a música 100% Feminista como uma poderosa ferramenta de combate às desigualdades de gênero, contribuindo para a descolonização do discurso sobre a violência contra as mulheres. Ao desafiar estereótipos e ampliar a conscientização sobre as múltiplas formas de opressão enfrentadas pelas mulheres, a música de MC Carol emerge como um instrumento vital na luta por direitos e reconhecimento das mulheres marginalizadas, incentivando uma transformação social significativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssica Viana Soares Miranda, Faculdade Católica de Rondônia

Possui graduação em Administração pela Universidade Norte do Paraná (2018). Trabalhou na Administração Pública de Assessora de Comunicação na Empresa de Desenvolvimento Urbano do Município de Porto Velho, Rondônia. Atualmente esta como Assessora de Politicas Governamentais na Superintendência de Gastos Públicos do Município de Porto Velho. Atualmente é acadêmica do quinto período do curso de Bacharel em Direito na Faculdade Católica de Rondônia (FCR).

Carlos Eduardo do Vale Ortiz, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Possuo graduação em Letras - Português pela Universidade Norte do Paraná. Tenho experiência na área de Letras, com foco em Língua Portuguesa. Atualmente, estou cursando uma segunda graduação em Pedagogia no Instituto Cotemar, desde 2017. Sou pesquisador do GEAL (Grupo de Estudos Integrados sobre Linguagem, Educação e Cultura) e do Grupo de Leitura, Ensino e Discurso LED na Pontifícia Universidade Católica - PUC/SP. Além disso, sou Mestre em Letras pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Atuei como Professor de Língua Portuguesa na Maple Bear Canadian School - Porto Velho, lecionando nos anos iniciais, anos finais e High School. Também fui Professor de Leitura, Interpretação e Elaboração de Texto (LIET) na FIMCA (Faculdades Integradas Aparício Carvalho).

Downloads

Publicado

06-12-2024

Como Citar

JÉSSICA VIANA SOARES MIRANDA; CARLOS EDUARDO DO VALE ORTIZ. EMPODERAMENTO E SUBVERSÃO: UMA ANÁLISE PÓS-COLONIAL DA LETRA ’100% FEMINISTA (PART. KAROL CONKÁ)’ DE MC CAROL À LUZ DA LEI N°11.340/2006. Revista Saridh – Linguagem e Discurso, [S. l.], v. 6, n. 1, 2024. DOI: 10.21680/2674-6131.2024v6n1ID36432. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/RevSaridh/article/view/36432. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Seção livre