EMPODERAMENTO E SUBVERSÃO
UMA ANÁLISE PÓS-COLONIAL DA LETRA '100% FEMINISTA (PART. KAROL CONKÁ)' DE MC CAROL À LUZ DA LEI N°11.340/2006
DOI:
https://doi.org/10.21680/2674-6131.2024v6n1ID36432Resumo
O estudo examina a música ‘100% Feminista’ de MC Carol, destacando-a como um manifesto empoderador que confronta a violência contra a mulher, além dos estereótipos de gênero e raça. Utilizando as teorias da interseccionalidade (Akotirene, 2019) e de autores do Pós-Colonial, o artigo explora as conexões entre diferentes formas de opressão e as estratégias de resistência presentes na letra da canção. A metodologia baseia-se em pesquisa bibliográfica, dialogando com a Lei Maria da Penha para contextualizar a discussão. Os resultados do estudo apontam para críticas contundentes à violência e à invisibilidade das mulheres marginalizadas, enfatizando a importância da proteção e do empoderamento feminino. A discussão evidencia a música 100% Feminista como uma poderosa ferramenta de combate às desigualdades de gênero, contribuindo para a descolonização do discurso sobre a violência contra as mulheres. Ao desafiar estereótipos e ampliar a conscientização sobre as múltiplas formas de opressão enfrentadas pelas mulheres, a música de MC Carol emerge como um instrumento vital na luta por direitos e reconhecimento das mulheres marginalizadas, incentivando uma transformação social significativa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Saridh – Linguagem e Discurso
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.