A ENCENAÇÃO NARRATIVA NO CONTO AMOR DE CLARICE LISPECTOR
UMA ANÁLISE DO DISCURSO EM UMA PERSPECTIVA DE GÊNERO
DOI:
https://doi.org/10.21680/2674-6131.2024v6n1ID36696Palavras-chave:
PortuguêsResumo
As obras de Clarice Lispector engendram reflexões psicológicas de suas personagens, o que exige um(a) leitor(a) crítico(a) para lidar com questões como a importância da mulher e o seu papel social. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa é analisar o conto Amor, visando à compreensão da personagem Ana, por meio da análise de gênero e da encenação narrativa. Dentre os objetivos específicos, pretende-se: a) examinar a narrativa, tendo em vista as tensões psicológicas implicadas na trama; b) compreender os aspectos enunciativos da encenação narrativa, visando à interpretação do discurso da narradora; e c) interpretar as propostas críticas, engendradas pelo debate de gênero. Para isso, optou-se pela teoria Semiolinguística do discurso, proposta por Charaudeau (2019). Também se considerou o debate sobre a condição feminina e o amor, em Beauvoir (2016) e Biroli (2014). Portanto, além da revisão da literatura, também foi analisado o conto com base no método descritivo-interpretativo, e na abordagem qualitativa, visando à identificação de estratégias de sentido na construção da narrativa. Como resultado da pesquisa, notou-se que há informações implícitas no discurso da narradora, que possibilitam a multiplicidade de sentidos. Desse modo, o conto desperta a reflexão da condição da mulher na sociedade limitada ao cuidado da família.
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