A ENCENAÇÃO NARRATIVA NO CONTO AMOR DE CLARICE LISPECTOR

UMA ANÁLISE DO DISCURSO EM UMA PERSPECTIVA DE GÊNERO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2674-6131.2024v6n1ID36696

Palavras-chave:

Português

Resumo

As obras de Clarice Lispector engendram reflexões psicológicas de suas personagens, o que exige um(a) leitor(a) crítico(a) para lidar com questões como a importância da mulher e o seu papel social. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa é analisar o conto Amor, visando à compreensão da personagem Ana, por meio da análise de gênero e da encenação narrativa. Dentre os objetivos específicos, pretende-se: a) examinar a narrativa, tendo em vista as tensões psicológicas implicadas na trama; b) compreender os aspectos enunciativos da encenação narrativa, visando à interpretação do discurso da narradora; e c) interpretar as propostas críticas, engendradas pelo debate de gênero. Para isso, optou-se pela teoria Semiolinguística do discurso, proposta por Charaudeau (2019). Também se considerou o debate sobre a condição feminina e o amor, em Beauvoir (2016) e Biroli (2014). Portanto, além da revisão da literatura, também foi analisado o conto com base no método descritivo-interpretativo, e na abordagem qualitativa, visando à identificação de estratégias de sentido na construção da narrativa. Como resultado da pesquisa, notou-se que há informações implícitas no discurso da narradora, que possibilitam a multiplicidade de sentidos. Desse modo, o conto desperta a reflexão da condição da mulher na sociedade limitada ao cuidado da família.

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Publicado

06-12-2024

Como Citar

OLIVEIRA SOUSA, F.; PALMIRA SALME DE ARAGÃO, V. . A ENCENAÇÃO NARRATIVA NO CONTO AMOR DE CLARICE LISPECTOR : UMA ANÁLISE DO DISCURSO EM UMA PERSPECTIVA DE GÊNERO. Revista Saridh – Linguagem e Discurso, [S. l.], v. 6, n. 1, 2024. DOI: 10.21680/2674-6131.2024v6n1ID36696. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/RevSaridh/article/view/36696. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Seção livre