PRÁTICAS DOCENTES E SEUS DESDOBRAMENTOS PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO
DOI:
https://doi.org/10.21680/2674-6131.2024v6n1ID36945Palavras-chave:
Ensino de leitura. Modelos de leitura. Leitor críticoResumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar a formação de leitores críticos a partir das práticas docentes. Para isso, firmamo-nos nas concepções de Braggio (1992), sobre os modelos de leitura, e de Leurquin (2014), quanto à proposta da aula interacionista de leitura. Utilizamos como instrumento para coleta de dados um questionário digital, enviado aos docentes com a finalidade de entender suas práticas de ensino de leitura. Percebemos que as práticas refletem a predominância do modelo psicolinguístico de leitura, provendo a interação entre leitor, autor e texto, mediadas pelo professor, com vistas ao desenvolvimento das competências a práticas cognitivas do leitor. Quanto às estratégias, observamos foco em aulas que permitem o diálogo e têm a função de instigar a leitura, mas que se apresentam de maneira pouco organizada ou detalhada. Concluímos que as práticas docentes analisadas contribuem de forma lacunar para a formação de leitores críticos, pois é necessário maior coerência entre os objetivos traçados, os modelos de leitura assumidos, as estratégias de leitura realizadas e o contexto de ensino do professor.
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