PRÁTICAS DOCENTES E SEUS DESDOBRAMENTOS PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO

Autores

  • Matheus Silva Universidade Estadual do Piauí UESPI

DOI:

https://doi.org/10.21680/2674-6131.2024v6n1ID36945

Palavras-chave:

Ensino de leitura. Modelos de leitura. Leitor crítico

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar a formação de leitores críticos a partir das práticas docentes. Para isso, firmamo-nos nas concepções de Braggio (1992), sobre os modelos de leitura, e de Leurquin (2014), quanto à proposta da aula interacionista de leitura. Utilizamos como instrumento para coleta de dados um questionário digital, enviado aos docentes com a finalidade de entender suas práticas de ensino de leitura. Percebemos que as práticas refletem a predominância do modelo psicolinguístico de leitura, provendo a interação entre leitor, autor e texto, mediadas pelo professor, com vistas ao desenvolvimento das competências a práticas cognitivas do leitor. Quanto às estratégias, observamos foco em aulas que permitem o diálogo e têm a função de instigar a leitura, mas que se apresentam de maneira pouco organizada ou detalhada. Concluímos que as práticas docentes analisadas contribuem de forma lacunar para a formação de leitores críticos, pois é necessário maior coerência entre os objetivos traçados, os modelos de leitura assumidos, as estratégias de leitura realizadas e o contexto de ensino do professor.

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Publicado

06-12-2024

Como Citar

SILVA, M. PRÁTICAS DOCENTES E SEUS DESDOBRAMENTOS PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO. Revista Saridh – Linguagem e Discurso, [S. l.], v. 6, n. 1, 2024. DOI: 10.21680/2674-6131.2024v6n1ID36945. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/RevSaridh/article/view/36945. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Seção livre