Li e não quero mais ler
discurso, leitura e emoções
DOI:
https://doi.org/10.21680/2674-6131.2025v7n1ID39582Palavras-chave:
Análise do Discurso, Leitura, Orgulho, VergonhaResumo
Neste artigo apresentamos alguns resultados do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e de Iniciação Científica (FAPESP 2023/11570-1), ambos vinculados ao projeto geral “Leitores orgulhosos, leitores envergonhados: as emoções em discursos sobre a leitura” (FAPESP 2020/03615-0) que finalizamos recentemente. Nosso objetivo é apresentar a análise de um tipo de enunciado sobre a leitura no qual se confessam práticas consideradas próprias de maus leitores ou de não leitores, sem que isso implique vergonha ou riscos à face. Essas declarações são proferidas por sujeitos que usufruem de capital cultural (Bourdieu, 1999) suficiente para lhes fornecer uma dada blindagem simbólica, de modo a lhes autorizar declarações interditadas para outros sujeitos, como a confissão de não ler mais certos gêneros. É uma amostra desse tipo de enunciado, extraído de texto do jornal O Estado de São Paulo, que analisamos neste artigo, com vistas a refletir sobre o funcionamento discursivo de certos consensos relativos à leitura, nos quais estão implicadas emoções sociais como a “vergonha” e o “orgulho”. Para tanto, recorremos a princípios da Análise do Discurso, da História Cultural da Leitura, da Sociologia da Distinção Cultural, e da História das Sensibilidades e das Emoções.
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