Li e não quero mais ler

discurso, leitura e emoções

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2674-6131.2025v7n1ID39582

Palavras-chave:

Análise do Discurso, Leitura, Orgulho, Vergonha

Resumo

Neste artigo apresentamos alguns resultados do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e de Iniciação Científica (FAPESP 2023/11570-1), ambos vinculados ao projeto geral “Leitores orgulhosos, leitores envergonhados: as emoções em discursos sobre a leitura” (FAPESP 2020/03615-0) que finalizamos recentemente. Nosso objetivo é apresentar a análise de um tipo de enunciado sobre a leitura no qual se confessam práticas consideradas próprias de maus leitores ou de não leitores, sem que isso implique vergonha ou riscos à face. Essas declarações são proferidas por sujeitos que usufruem de capital cultural (Bourdieu, 1999) suficiente para lhes fornecer uma dada blindagem simbólica, de modo a lhes autorizar declarações interditadas para outros sujeitos, como a confissão de não ler mais certos gêneros. É uma amostra desse tipo de enunciado, extraído de texto do jornal O Estado de São Paulo, que analisamos neste artigo, com vistas a refletir sobre o funcionamento discursivo de certos consensos relativos à leitura, nos quais estão implicadas emoções sociais como a “vergonha” e o “orgulho”. Para tanto, recorremos a princípios da Análise do Discurso, da História Cultural da Leitura, da Sociologia da Distinção Cultural, e da História das Sensibilidades e das Emoções.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paul Leite, Universidade Federal de São Carlos

Graduado no curso de Letras pela Universidade Federal de São Carlos. Membro do Laboratório de Estudos da Leitura (LIRE/CNPq-UFSCar). 

Luzmara Curcino, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Linguística, docente no Departamento de Letras e no Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de São Carlos. Coordenadora do grupo de pesquisas Laboratório de Estudos da Leitura (LIRE/CNPq-UFSCar). 

Downloads

Publicado

24-06-2025

Como Citar

LEITE, Paul; CURCINO, Luzmara. Li e não quero mais ler: discurso, leitura e emoções. Revista Saridh – Linguagem e Discurso, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 145–155, 2025. DOI: 10.21680/2674-6131.2025v7n1ID39582. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/RevSaridh/article/view/39582. Acesso em: 24 dez. 2025.