Reflexões acerca da sobrecarga no trabalho do coordenador pedagógico
relatos de uma experiência
Résumé
O presente artigo tem como objetivo refletir acerca da sobrecarga no trabalho do coordenador pedagógico, bem como problematizar esse papel que, na prática, diante de tantos obstáculos, pode perder a sua essência. A temática surgiu a partir das experiências do estágio supervisionado em gestão e coordenação pedagógica, vivenciadas por estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A pesquisa foi desenvolvida presencialmente em um Colégio Estadual de Natal/RN. A metodologia tem como base uma análise qualitativa a partir de observações e entrevistas relacionadas ao referencial teórico estudado. Em vista disso, constatamos que são inúmeras as atribuições direcionadas ao coordenador pedagógico e que isso acaba atrapalhando o desenvolvimento do seu trabalho. Ter essa vivência nos possibilitou refletir sobre a importância da relação entre teoria e prática, entendendo que é preciso fazer essa conexão para que nossa atuação enquanto profissionais aconteça da melhor forma.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.