Reflexões acerca da sobrecarga no trabalho do coordenador pedagógico

relatos de uma experiência

Autores

  • Ana Claudia da Rocha Martins
  • Juciele da Silva Freire
  • Marília Guilherme

Resumo

O presente artigo tem como objetivo refletir acerca da sobrecarga no trabalho do coordenador pedagógico, bem como problematizar esse papel que, na prática, diante de tantos obstáculos, pode perder a sua essência. A temática surgiu a partir das experiências do estágio supervisionado em gestão e coordenação pedagógica, vivenciadas por estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A pesquisa foi desenvolvida presencialmente em um Colégio Estadual de Natal/RN. A metodologia tem como base uma análise qualitativa a partir de observações e entrevistas relacionadas ao referencial teórico estudado. Em vista disso, constatamos que são inúmeras as atribuições direcionadas ao coordenador pedagógico e que isso acaba atrapalhando o desenvolvimento do seu trabalho. Ter essa vivência nos possibilitou refletir sobre a importância da relação entre teoria e prática, entendendo que é preciso fazer essa conexão para que nossa atuação enquanto profissionais aconteça da melhor forma.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

22-06-2023

Como Citar

DA ROCHA MARTINS, A. C.; DA SILVA FREIRE, J. .; MARÍLIA GUILHERME. Reflexões acerca da sobrecarga no trabalho do coordenador pedagógico: relatos de uma experiência. Cadernos de Estágio, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 111–118, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/32924. Acesso em: 24 nov. 2024.