Gestão escolar na perspectiva da educação especial inclusiva
DOI:
https://doi.org/10.21680/2763-6488.2025v7n2ID39644Palavras-chave:
Gestão Escolar;, Educação Especial e Inclusiva;, Ensino Médio;Resumo
As práticas de inclusão promovem um ambiente de aprendizagem mais rico e diversificado, no qual as diferenças são respeitadas e valorizadas, contribuindo para a construção de uma sociedade mais igualitária. Para compreendermos a temática abordada elaboramos três objetivos relevantes para nossa pesquisa: analisar se a escola (lócus da pesquisa) realiza uma gestão escolar na perspectiva da educação especial e inclusiva; conhecer como ocorre a inclusão dos estudantes com necessidades especiais no espaço escolar e identificar os desafios da educação especial e inclusiva na escola de Ensino Médio, por meio de observação, entrevistas e análise dos documentos da instituição escolar. Os principais teóricos que norteiam nosso trabalho são: (Mousquer, 2008, Ferreira 2009 e Edler Carvalho 2010).
Palavras-chave: Gestão; Inclusão; Ensino Médio.
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