A INSTITUIÇÃO LINGUAGEM FORMADORA DA SUBJETIVIDADE DO ADOLESCENTE EM CONFLITO COM A LEI

Autores

  • Zenaide Aparecida da Silva Universidade Anhanguera de São Paulo
  • Leonardo Andrade dos Santos Universidade Anhanguera de São Paulo
  • Silvana Lucia de Andrade dos Santos Universidade Anhanguera de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.21680/1982-310X.2016v9n2ID12252

Resumo

O presente artigo refere-se à questão da linguagem como instituição social, formadora da subjetividade do adolescente em conflito com a lei. Traz alguns conceitos de instituição social, à luz dos ensinamentos dos sociólogos luteranos austro-americanos Peter Ludwig Berger e Brigitte Berger. Segundo os autores, a linguagem é uma instituição social, sendo a primeira instituição no qual o indivíduo é inserido. Aborda-se ainda, as características fundamentais desta instituição. Este artigo foi parte integrante das discussões da disciplina optativa “Instituições Formadoras da Subjetividade”, do curso de Pós-Graduação “STRICTO SENSU” e Pesquisa do Programa Mestrado Profissional Adolescente em Conflito com a Lei, da Universidade Anhanguera de São Paulo, ministrado pela docente Dra. Luciene Jimenez, no 1º semestre do ano de 2013.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Zenaide Aparecida da Silva, Universidade Anhanguera de São Paulo

Mestre em Políticas e Práticas com adolescentes em conflito com a Lei pela Universidade Anhanguera de São Paulo (2014). Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Goiás – UFGO (1988). Especialista em Direito Processual Penal pela UFGO (1990). É Promotora de Justiça na 3ª Entrância do Ministério Público do Estado de Tocantins.

Leonardo Andrade dos Santos, Universidade Anhanguera de São Paulo

Mestre em Políticas e Práticas com adolescentes em conflito com a Lei pela Universidade Anhanguera de São Paulo (2014). Bacharel em Direito pela Universidade de Guarulhos (2012). É advogado, conciliador e mediador judicial no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

Silvana Lucia de Andrade dos Santos, Universidade Anhanguera de São Paulo

Mestre em Políticas e Práticas com adolescentes em conflito com a Lei pela Universidade Anhanguera de São Paulo (2013). Bacharel em Direito pela Universidade de Guarulhos (2000). É advogada, conciliadora e mediadora judicial no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

Downloads

Publicado

08-06-2017

Como Citar

SILVA, Z. A. da; SANTOS, L. A. dos; SANTOS, S. L. de A. dos. A INSTITUIÇÃO LINGUAGEM FORMADORA DA SUBJETIVIDADE DO ADOLESCENTE EM CONFLITO COM A LEI. Revista Digital Constituição e Garantia de Direitos, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 23–39, 2017. DOI: 10.21680/1982-310X.2016v9n2ID12252. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/constituicaoegarantiadedireitos/article/view/12252. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Padronização