A INSTITUIÇÃO LINGUAGEM FORMADORA DA SUBJETIVIDADE DO ADOLESCENTE EM CONFLITO COM A LEI

Autores/as

  • Zenaide Aparecida da Silva Universidade Anhanguera de São Paulo
  • Leonardo Andrade dos Santos Universidade Anhanguera de São Paulo
  • Silvana Lucia de Andrade dos Santos Universidade Anhanguera de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.21680/1982-310X.2016v9n2ID12252

Resumen

O presente artigo refere-se à questão da linguagem como instituição social, formadora da subjetividade do adolescente em conflito com a lei. Traz alguns conceitos de instituição social, à luz dos ensinamentos dos sociólogos luteranos austro-americanos Peter Ludwig Berger e Brigitte Berger. Segundo os autores, a linguagem é uma instituição social, sendo a primeira instituição no qual o indivíduo é inserido. Aborda-se ainda, as características fundamentais desta instituição. Este artigo foi parte integrante das discussões da disciplina optativa “Instituições Formadoras da Subjetividade”, do curso de Pós-Graduação “STRICTO SENSU” e Pesquisa do Programa Mestrado Profissional Adolescente em Conflito com a Lei, da Universidade Anhanguera de São Paulo, ministrado pela docente Dra. Luciene Jimenez, no 1º semestre do ano de 2013.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Zenaide Aparecida da Silva, Universidade Anhanguera de São Paulo

Mestre em Políticas e Práticas com adolescentes em conflito com a Lei pela Universidade Anhanguera de São Paulo (2014). Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Goiás – UFGO (1988). Especialista em Direito Processual Penal pela UFGO (1990). É Promotora de Justiça na 3ª Entrância do Ministério Público do Estado de Tocantins.

Leonardo Andrade dos Santos, Universidade Anhanguera de São Paulo

Mestre em Políticas e Práticas com adolescentes em conflito com a Lei pela Universidade Anhanguera de São Paulo (2014). Bacharel em Direito pela Universidade de Guarulhos (2012). É advogado, conciliador e mediador judicial no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

Silvana Lucia de Andrade dos Santos, Universidade Anhanguera de São Paulo

Mestre em Políticas e Práticas com adolescentes em conflito com a Lei pela Universidade Anhanguera de São Paulo (2013). Bacharel em Direito pela Universidade de Guarulhos (2000). É advogada, conciliadora e mediadora judicial no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

Publicado

08-06-2017

Cómo citar

SILVA, Z. A. da; SANTOS, L. A. dos; SANTOS, S. L. de A. dos. A INSTITUIÇÃO LINGUAGEM FORMADORA DA SUBJETIVIDADE DO ADOLESCENTE EM CONFLITO COM A LEI. Revista Digital Constituição e Garantia de Direitos, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 23–39, 2017. DOI: 10.21680/1982-310X.2016v9n2ID12252. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/constituicaoegarantiadedireitos/article/view/12252. Acesso em: 20 dic. 2024.

Número

Sección

Padronização