BREVE REFLEXÃO SOBRE A CONSTRUÇÃO DA IDEIA DE PROTEÇÃO SOCIAL E O DIREITO À SAÚDE NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988

Autores

  • Edith Maria Barbosa Ramos Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ/Brasília/DF.
  • Isadora Moraes Diniz Universidade Federal do Maranhão.

DOI:

https://doi.org/10.21680/1982-310X.2016v9n2ID12254

Resumo

O presente artigo objetiva realizar uma análise inicial do processo da formulação da ideia de direito à saúde como direito social, integrante do rol de direitos fundamentais insculpidos na Constituição Federal de 1988. Para tanto realiza-se uma breve incursão histórica no processo de construção da concepção de proteção social no mundo. Objetiva-se, ainda, analisar a proteção social enquanto fator basilar da cidadania, a seguridade social como núcleo do Estado de Bem-Estar e discutir o contexto de inserção da questão do direito à saúde na agenda pública. O presente trabalho utiliza o método analítico, através da apropriação dos conceitos de proteção social e direitos sociais busca uma reflexão sobre as determinações dos conteúdos presentes na concepção de direito à saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edith Maria Barbosa Ramos, Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ/Brasília/DF.

Pós-doutora em Direito Sanitário pela Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ/Brasília/DF. Doutora em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Mestre em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais. Graduada em Direito pela UFMA. Professora do Departamento de Direito e do Mestrado em Direito e Instituições do Sistema de Justiça da UFMA.

Isadora Moraes Diniz, Universidade Federal do Maranhão.

Mestre em Direito e Instituições do Sistema de Justiça (UFMA). Pós-graduanda em Direito Processual Civil (Damásio Educacional). Graduada em Direito (UFMA). 

Downloads

Publicado

08-06-2017

Como Citar

RAMOS, E. M. B.; DINIZ, I. M. BREVE REFLEXÃO SOBRE A CONSTRUÇÃO DA IDEIA DE PROTEÇÃO SOCIAL E O DIREITO À SAÚDE NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988. Revista Digital Constituição e Garantia de Direitos, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 66–84, 2017. DOI: 10.21680/1982-310X.2016v9n2ID12254. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/constituicaoegarantiadedireitos/article/view/12254. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Padronização

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)