BIODIVERSIDADE AMAZÔNICA SOB OS IMPACTOS DA LOGOSPIRATARIA
DOI:
https://doi.org/10.21680/1982-310X.2023v16n1ID35735Resumo
O artigo procura descrever sobre a incidência da biopirataria e da logospirataria que, não raramente têm se manifestado em alguns lugares. Desde outrora o homem explora os recursos naturais em busca de satisfazer suas necessidades e desejos. Porém, seus processos são predatórios e aniquiladores da biodiversidade, das populações tradicionais e das culturas na Amazônia brasileira. Em contexto de crescente escassez de recursos ambientais relevantes, em situações de violência, de crime, de saque, de pilhagem e de violação dos direitos fundamentais naquela região. Apresenta, ainda, sugestões de prevenção e enfrentamento às violações suscitadas na Amazônia. A presente pesquisa tem como objetivo ser descritiva, sob o prisma hermenêutico, em virtude da necessidade de interpretar a eficácia dos direitos positivados no ordenamento jurídico brasileiro. Mediante uma pesquisa bibliográfica efetuar um diálogo entre as referidas fontes, lançando mão sobre o método dialógico para tanto.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Digital Constituição e Garantia de Direitos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais pelo seu artigo. Entretanto, repassam direitos de primeira publicação à revista. Em contrapartida, a revista pode transferir os direitos autorais, permitindo uso do artigo para fins não- comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para outras bases de dados ou meios de publicação.