IMPACTOS AMBIENTAIS DOS CONFLITOS ARMADOS

UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DO DIREITO AMBIENTAL INTERNACIONAL E HUMANITÁRIO

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.21680/1982-310X.2025v18n2ID41391

Résumé

O presente estudo analisa os impactos ambientais decorrentes dos conflitos armados, focalizando as consequências ecológicas e os desafios jurídicos enfrentados pelo Direito Ambiental e Direito Internacional. Enquanto os conflitos ocorrem em diferentes partes do mundo, há uma necessidade premente de examinar como a degradação ambiental resultante das guerras afeta a sustentabilidade dos ecossistemas e a proteção dos recursos naturais. Definiu-se como problemática: Como o Direito Ambiental e o Direito Internacional podem ser integrados e aplicados para mitigar os danos ambientais decorrentes de conflitos armados, e quais mecanismos de cooperação internacional e responsabilização podem ser implementados para assegurar a proteção do meio ambiente durante e após os períodos de guerra? Os objetivos específicos incluem: (a) examinar a eficácia dos instrumentos jurídicos existentes para a proteção ambiental em tempos de guerra; (b) avaliar como os tratados e convenções internacionais abordam a temática e como a efetividade da proteção ambiental está comprometida; e (c) discutir a responsabilidade dos Estados, organizações internacionais e demais agentes envolvidos na preservação e na reparação dos danos ambientais. A pesquisa parte da hipótese de que os instrumentos jurídicos internacionais existentes, embora representem avanços significativos, ainda apresentam lacunas consideráveis quanto à efetiva proteção ambiental em contextos bélicos. A metodologia consistiu em uma revisão da literatura, de natureza qualitativa, exploratória e descritiva, com abordagem dedutiva, visando a análise crítica dos tratados internacionais e convenções ambientais aplicáveis. Foram examinados documentos oficiais, tratados, convenções, jurisprudência internacional e produções acadêmicas publicadas.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Línia Dayana Lopes Machado , Universidade de Rio Verde

Doutora em Direito Público pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), São Leopoldo–RS. Mestra em Direito, Relações Internacionais e Desenvolvimento pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC- GOIÁS), Goiânia–GO. Bacharel em Direito pela Universidade de Rio Verde (UniRV), Campus Rio Verde–GO. Professora Titular da Faculdade de Direito da Universidade de Rio Verde (UniRV). E-mail: liniadayana@unirv.edu.br

Samira Silva Souza, Universidade de Rio Verde

Graduanda do Curso de Direito da Universidade de Rio Verde. 

Carolina Merida, Universidade de Rio Verde

Pós-Doutora em Direito Público pela Universidad de Las Palmas de Gran Canaria (Espanha). Doutora em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos (2022). Mestre em Direito, Relações Internacionais e Desenvolvimento pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC/GO (2014). Especialista em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (2006) e em Direito Público pela Faculdade Professor Damásio de Jesus (2015). Bacharel em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie UPM (2003). 

Publié-e

02-10-2025

Comment citer

LOPES MACHADO , Línia Dayana; SILVA SOUZA, Samira; MERIDA, Carolina. IMPACTOS AMBIENTAIS DOS CONFLITOS ARMADOS: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DO DIREITO AMBIENTAL INTERNACIONAL E HUMANITÁRIO . Revista Digital Constituição e Garantia de Direitos, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 23–46, 2025. DOI: 10.21680/1982-310X.2025v18n2ID41391. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/constituicaoegarantiadedireitos/article/view/41391. Acesso em: 5 déc. 2025.

Numéro

Rubrique

33ª EDIÇÃO