IMPACTOS AMBIENTAIS DOS CONFLITOS ARMADOS

UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DO DIREITO AMBIENTAL INTERNACIONAL E HUMANITÁRIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1982-310X.2025v18n2ID41391

Resumo

O presente estudo analisa os impactos ambientais decorrentes dos conflitos armados, focalizando as consequências ecológicas e os desafios jurídicos enfrentados pelo Direito Ambiental e Direito Internacional. Enquanto os conflitos ocorrem em diferentes partes do mundo, há uma necessidade premente de examinar como a degradação ambiental resultante das guerras afeta a sustentabilidade dos ecossistemas e a proteção dos recursos naturais. Definiu-se como problemática: Como o Direito Ambiental e o Direito Internacional podem ser integrados e aplicados para mitigar os danos ambientais decorrentes de conflitos armados, e quais mecanismos de cooperação internacional e responsabilização podem ser implementados para assegurar a proteção do meio ambiente durante e após os períodos de guerra? Os objetivos específicos incluem: (a) examinar a eficácia dos instrumentos jurídicos existentes para a proteção ambiental em tempos de guerra; (b) avaliar como os tratados e convenções internacionais abordam a temática e como a efetividade da proteção ambiental está comprometida; e (c) discutir a responsabilidade dos Estados, organizações internacionais e demais agentes envolvidos na preservação e na reparação dos danos ambientais. A pesquisa parte da hipótese de que os instrumentos jurídicos internacionais existentes, embora representem avanços significativos, ainda apresentam lacunas consideráveis quanto à efetiva proteção ambiental em contextos bélicos. A metodologia consistiu em uma revisão da literatura, de natureza qualitativa, exploratória e descritiva, com abordagem dedutiva, visando a análise crítica dos tratados internacionais e convenções ambientais aplicáveis. Foram examinados documentos oficiais, tratados, convenções, jurisprudência internacional e produções acadêmicas publicadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Línia Dayana Lopes Machado, Universidade de Rio Verde

Doutora em Direito Público pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), São Leopoldo–RS. Mestra em Direito, Relações Internacionais e Desenvolvimento pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC- GOIÁS), Goiânia–GO. Bacharel em Direito pela Universidade de Rio Verde (UniRV), Campus Rio Verde–GO. Professora Titular da Faculdade de Direito da Universidade de Rio Verde (UniRV). E-mail: liniadayana@unirv.edu.br

Samira Silva Souza, Universidade de Rio Verde

Graduanda do Curso de Direito da Universidade de Rio Verde. 

Carolina Merida, Universidade de Rio Verde

Pós-Doutora em Direito Público pela Universidad de Las Palmas de Gran Canaria (Espanha). Doutora em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos (2022). Mestre em Direito, Relações Internacionais e Desenvolvimento pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC/GO (2014). Especialista em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (2006) e em Direito Público pela Faculdade Professor Damásio de Jesus (2015). Bacharel em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie UPM (2003). 

Downloads

Publicado

02-10-2025

Como Citar

LOPES MACHADO , Línia Dayana; SILVA SOUZA, Samira; MERIDA, Carolina. IMPACTOS AMBIENTAIS DOS CONFLITOS ARMADOS: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DO DIREITO AMBIENTAL INTERNACIONAL E HUMANITÁRIO . Revista Digital Constituição e Garantia de Direitos, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 23–46, 2025. DOI: 10.21680/1982-310X.2025v18n2ID41391. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/constituicaoegarantiadedireitos/article/view/41391. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

33ª EDIÇÃO