Literatura infantil, relações de poder-saber e posições de sujeito no currículo do primeiro ano

Autores

  • Maria Carolina da Silva Caldeira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Marlucy Alves Paraíso Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2016v54n41ID10162

Palavras-chave:

Currículo, Literatura infantil, Relações de poder-saber

Resumo

Este artigo analisa, com base na perspectiva foucaultiana, os modos como a literatura aparece no currículo de uma turma de primeiro ano do ensino fundamental de Belo Horizonte/MG. Durante a investigação ? que usou técnicas etnográficas de pesquisa e análise de discurso ? foram constatados três usos para a literatura: introdução de algum conteúdo; ensino dos processos de interpretação de textos; trabalho com a diversidade cultural. Argumenta-se que, ao se trabalhar a literatura dessas três formas, ao mesmo tempo que se alcançam os objetivos estabelecidos, abrem-se possibilidades para que modos de ser menos disciplinados e mais transgressores apareçam nesse currículo.

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Publicado

15-08-2016

Como Citar

Caldeira, M. C. da S., & Paraíso, M. A. (2016). Literatura infantil, relações de poder-saber e posições de sujeito no currículo do primeiro ano. Revista Educação Em Questão, 54(41), 166–190. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2016v54n41ID10162

Edição

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Artigos