Estratégias de estudo e aprendizagem e resolução de problemas:

ensino regular vs. ensino vocacional

Autores

  • Ana Paula Couceiro Figueira
  • Ruben Costa

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n43ID11804

Palavras-chave:

Orientação vocacional, Estratégias de estudo, Competências cognitivas

Resumo

Pretende analisar-se as eventuais diferenças ao nível das estratégias de estudo e de aprendizagem e da resolução de problemas, em alunos do ensino básico (turmas do 9º ano), em Portugal, que frequentam vias diferentes de escolarização: ensino regular e ensino vocacional/profissional. Os cursos vocacionais têm o objetivo de acolher alunos que manifestam constrangimentos com os estudos do ensino geral, privilegiando a aquisição de conhecimentos em disciplinas estruturantes, assim como o primeiro contacto com diferentes atividades profissionais. No entanto, questionamos se estes alunos apresentam capacidades de resolução de problemas e estratégias de estudo diferentes comparativamente aos alunos do ensino regular. Tentámos, pois, perceber e analisar denominadores comuns e aspetos distintivos. Para recolha de informação, utilizámos o Teste IA – versão reduzida das Matrizes Progressivas de Raven (AMARAL, 1966) e o LASSI – Inventário de Estratégias de Estudo e de Aprendizagem (LASSI, adaptado por FIGUEIRA, 1994), bem como a observação participante em contexto de sala de aula.

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Publicado

15-03-2017

Como Citar

Figueira, A. P. C., & Costa, R. (2017). Estratégias de estudo e aprendizagem e resolução de problemas:: ensino regular vs. ensino vocacional. Revista Educação Em Questão, 55(43), 41–61. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n43ID11804

Edição

Seção

Artigos